quarta-feira, 4 de julho de 2007

Estrias

Sei que a simples menção desta palavra causa arrepios em muitas mulheres. Mas você sabe o que são as estrias?
As estrias surgem quando as fibras elásticas da pele se rompem, se degeneram, normalmente em função de uma distensão exagerada ou em função de alterações hormonais.
Comumente surgem durante a puberdade em decorrência do crescimento, muitas vezes acelerado -os chamados "estirões"- nesta fase da vida. As estrias também aparecem nos casos de obesidade e em decorrência da gravidez.
Ocorrem principalmente nas coxas, nádegas, abdômen e mamas, são mais comuns nas mulheres, mas também podem ocorrer nos homens, resultado especialmente do excesso de musculação ou pelo crescimento muito rápido.
Inicialmente as lesões são avermelhadas ou róseas, acompanhadas por coceiras no local. Evoluem mais tarde para uma tonalidade perolada. Já em pessoas de pele morena as estrias podem ser mais escuras que a pele sadia.
A evolução das estrias é extremamente pessoal, muitas mulheres com vários fatores para desenvolver as estrias jamais as terão.
Para evitar o aparecimento de estrias recomenda-se a hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes apropriados, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias e que estejam em fase de crescimento intenso. Deve-se beber pelo muita água e evitar engordar demais, além da prática de exercícios físicos regularmente.
O tratamento das estrias tem sido um desafio para os Dermatologistas, as estrias são lesões irreversíveis e portanto não existe um tratamento que faça a pele voltar ao que era antes. Os tratamentos buscam melhorar o aspecto das lesões, estimulando a formação de tecido colágeno subjacente e tornando-as mais semelhantes à pele ao redor.
Para isso várias técnicas podem ser empregadas, como os peelings utilizando ácidos, especialmente o ácido retinóico, que estimulam a formação de tecido colágeno, melhorando o aspecto das estrias. Também odemos lançar mão dos peelings abrasivos (o peeling de cristal como é conhecido) que tem a mesma ação dos ácidos, mas de uma forma mais acelerada e intensa, geralmente com um melhor resultado.
Seu médico também pode indicar a dermoabrasão que é o lixamento da área, provocando uma reação semelhante à dos peelings, com formação de colágeno e com a vantagem de regularizar a superfície da pele.
A intradermoterapia é a injeção de substâncias que provocam uma reação do organismo, ao longo e sob as estrias, estimulando também a formação de colágeno nas áreas onde as fibras se degeneraram, atuando também como uma subcisão.
A aplicação do laser provoca o fechamento dos pequenos vasos nas estrias avermelhadas e promove a formação de novo colágeno, com diminuição do tamanho das estrias recentes ou antigas.
Atualmente a carboxiterapia vem se impondo como um excelente tratamento para as estrias. O gás CO2 da carboxiterapia descola a estria, e promove um estímulo à produção de colágeno e elastina, que resulta num resultado rápido, estético e natural.
Muitos destes procedimentos podem ser combinados, mas é preciso que você consulte um dermatologista de sua confiança, pois estes são procedimentos médicos, que devem ser acompanhados por um especialista.