sábado, 29 de março de 2008

CIRURGIA DERMATOLOGICA

Na próxima semana estarei participando do vigésimo congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, que vai se realizar em Campos do Jordão.
Estão programados mais de 50 diferetes cursos práticos, além das palestras e mesas de discussão, com a presença de diversos especialistas estrangeiros. Além disto sempre ocorrem exposições paralelas de trabalhos de pesquisa desenvolvidos e que obtiveram sucesso, muitos destes trabalhos com aplicações bastante práticas e imediatas, dai a importância de se participar destes encontros, atualização constante.
A Dermatologia é uma especialidade Clinica-Cirúrgica, atuando em qualquer lesão cutânea que necessite de um ato cirúrgico para removê-la. Fazem parte dos atos cirúrgicos: Cirurgia dita Convencional, através do corte e sutura da pele, que inclui também a Dermoabrasão, (lixamento da pele) e a Criocirurgia, que é a destruição da lesão por congelamento (nitrogênio líquido). Também são considerados atos cirurgicos a Eletrocirurgia, onde o tratamento da lesão se faz com o bisturi elétrico e a Quimiocirurgia com agentes químicos, como por exemplo ácido ticloroacético..
A Laserterapia, onde o tratamento da lesão se faz por meio de LASER, também é considerado ato cirurgico.
Estes procediemntos são utilizados para o tratamento de:
Verrugas- Abscessos- Quelóides- Cistos- Pintas- Lipomas- Xantelasmas (gordura na região dos olhos)- Vitiligo- Fissuras- Tumores malignos- Correção de cicatrizes de acne, entre outros.
Tenho certeza que poderei trazer aperfieçamentos deste congresso que beneficiarão diretamete os tratamentos que procuro prescrever.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Axilas e virilhas

Clarear Axilas e Virilhas
Muitas mulheres, e diversos homens, procuram os consultórios de Dermatologia com intuito de clarear as regiões das axilas e virilhas, principalmente por questões estéticas. O escurecimento destas regiões, e também na região entre as coxas, normalmente se dá pelo atrito que estas áreas sofrem, em função da depilação por exemplo, além da agressão de diversos produtos quimicos, em especial nas axilas.
O clareamento destas áreas pode ser iniciado com a aplicação de cremes clareadores, peelings, mas normalmente as melhores terapias envolvem a aplicação de LASER, utilizando protocolos similares aos empregados para o clareamento de manchas solares.
Completando o tratamento muitas vezes eu indico aos pacientes e epilação á laser, a chamada depilação definitiva, porque em minha experiência clinica observo que o que muitas vezes faz manchar essa áreas são inflamações crônicas dessas regiões , como foliculites, furunculos, pelinhos que não nascem e isso é acentuado na mulher mais morena.Nesse período que se inicia o clima mais frio, outono e inverno, é a época ideal para começar esses tratamentos, é a época de se avaliar o tipo de pêlo, a pele, as machas, e indicar um bom tratamento, nesse período se expoe menos aos Sol, evitando os efeitos indesejados de manchas pós laser.
Se as manchas nas axilas e virilhas lhe incomodam, procure um dermatologista de sua confiança, ele pode lhe ajudar a cuidar deste problema.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Neurocremas

Já ouvir falar nos Neurocremes? Então guarde esse nome!
(texto que escrevi junto com Dr. Bruno Moliniari e que foi publicado no site MixBrasil)

Você sabia que a aparência de sua pele depende também do seu estado emocional e físico? Não depende só da nossa idade, mas muito do estresse a que nos submetemos todo nosso corpo e especialmente a nossa pele - que é nosso maior órgão! Por isso que depois de uma noite sem dormir, ou depois de um porre, cigarro, ou estresse no trabalho ou no amor, a gente parece A C A B A D O !Estudos recentes comprovam que a pele possui atividade neuronal, ou seja produz um monte de substâncias químicas que regulam as atividades das células da pele, e isso já virou uma especialidade dentro da medicina, conhecida como neurocosmética.
Durante o envelhecimento da pele, ocorre uma diminuição dessas substâncias e uma degeneração dos nervinhos da pele, isso é normal, e faz parte do nosso código genético. Mas claro que se nos cuidarmos, e aqui não são só os cremes que vão ajudar, mas nossos hábitos de vida, a gente consegue retardar bem esse envelhecimento natural. Essas substâncias que a pele produz dão uma sensação de bem estar geral, além de promover a proteção da pele. Uma delas são as endorfinas ou os “agentes da felicidade”, que promovem ação anti estresse, relaxamento e sensação de bem estar. Todos nós já ouvimos falar das endorfinas, e de como elas são importantes para os regimes, tratamentos para depressão e até que são muito mais produzidas durante os exercícios físicos. Outras substâncias nos conferem proteção, ação anti-oxidante (anti envelhecimento e anti cancerígena), protegem contra os raios ultra violetas e previnem a degeneração dos nervos da pele.
Hoje se entende muito mais dessas relações entre os estragos que a pele sofre e o estresse, que compromete a função protetora da pele, promovendo danos celulares, deixando-a sensível, frágil, desidratada, envelhecida, sem viço e sem luminosidade. Ou seja ACABADA! Mas uma nova área da pesquisa cosmetológica, promete ajudar a retardar esses estragos. São os Neurocremes. As substâncias que agem nos nervos da pele podem ser formulados dentro de cremes, loções, seruns (uma espécie de leite de limpeza), géis e associados aos agentes anti- envelhecimento, hidratantes, tensores da pele, clareadores, firmadores e protetores solares que já existem. Eles devem ser manipulados porque, dependendo do seu estilo de vida, da sua idade, da época do ano, e até do seu estado físico ou emocional, podemos acrescentar ou retirá-los para que você tenha um efeito melhor.
Por issoé fundamental que antes de usá-los você consulte seu médico, um especialista em estética, cirurgião plástico ou dermatologista que poderão avaliar o grau de estresse e envelhecimento e prescrever seu creme. Mesmo porque eles não existem para ser vendidos por aí, apenas manipulados mesmo.

quinta-feira, 13 de março de 2008

Máscaras faciais fazem milagres por você *

Receitas e ativos superpotentes melhoram o tônus muscular, hidratam a pele e ainda te deixam ainda mais bonita!
A aplicação de máscaras faciais com finalidades estéticas com princípios ativos naturais ocorre desde o tempo dos Faraós. Desde então, as substâncias e os conhecimentos sobre a estrutura da pele só evoluíram, mas a eficiência das máscaras faciais ainda é muito reconhecida.
O objetivo principal das máscaras é nutrir e balancear a pele, hidratar, dar brilho e maciez e melhorar a elasticidade e o tônus tal como alguns cremes faciais. A diferença é que sua aplicação é mais intensa, o que ajuda a pele a se proteger ainda mais. O que acontece é que enquanto os ingredientes estão agindo na pele, as células têm tempo de recompor sua umidade natural, afetada pela poluição, sol, maquiagem e outros fatores externos.
Normalmente, a base das máscaras são cremosas ou na forma de géis, servindo como transporte para as substâncias ativas, que vão agir de modo natural e profundo, permitindo a oxigenação da pele ao mesmo tempo que aceleram os processos de absorção.
Eles fazem a diferença
O tipo de ativo a ser empregado está relacionado às deficiências de cada pele. É possível optar por adstringentes, descongestionantes, suavizantes e emolientes que restabelecem e mantêm o equilíbrio normal e saudável da pele.
Alguns princípios naturais também já estão consagrados, como, por exemplo:
* Algas verdes: normalizam o pH fisiológico, hidratam e tonificam.
* As algas marinhas: melhoram a hidratação da pele, em especial da camada mais externa.
* Aloe vera: hidrata e revitaliza de forma profunda.
* Argila: é um clássico, rica em oligoelementos, tem ação energizante e tonificante, especialmente indicada para o corpo.
* Cereais: podem ser associadas a máscaras descongestionantes e emolientes, pois têm excelentes características nutrientes e esfoliantes, assim como algumas frutas (morango, uva e pepino).
* Chocolate: possui uma molécula neuromoduladora, encontrada no cérebro, com grande efeito anti-estresse.
* DMAE: é uma substância que melhora a elasticidade e a textura da pele.
* Própolis: possui ação secativa e normalizadora.
Feito em casa
É preciso tomar muito cuidado com soluções feitas em casa que, ao invés de ajudar, podem queimar e manchar a pele. As máscaras caseiras podem ser feitas, mas devem ser prescritas e acompanhadas por um especialista.
Uma alternativa, mas menos caseira, é lançar mão das máscaras e loções disponibilizadas pelas grandes indústrias de cosméticos. Elas são formuladas com diversos princípios ativos e podem ser encontradas nos mais variados preços.
Máscara relaxante para fazer em casa:
Cubra o rosto com uma máscara de algodão ou gaze estéril. Sobre a gaze, espalhe uma camada de pétalas de rosas brancas, ligeiramente masseradas. Borrife um spray de águas termais e deixe agir durante 20 minutos. A pele fica suave e com uma aparência muito mais calma!
(esta matéria foi publicada originalmente no site itodas em 12 de março de 2008)

sábado, 8 de março de 2008

Uma mulher de "meia idade" é exatamente isto: A metade da idade!

No tempo de seus pais uma mulher de 45 ou 50 anos era uma mulher na aurora da vida, os filhos já estavam criados, provavelmente ela não teria nenhuma profissão a não ser o cuidado da casa e dos filhos, muitas vezes atravessva momentos difíceis com a perda dos pais, e se fosse muito vaidosa poderia ser criticada por não aceitar a idade ou parecer ridícula.

Por sorte tudo isto mudou, uma mulher de 45 ou 50 anos ainda vê seus filhos crecerem, também sofre aperda de alguns parentes, e hoje em dia ainda pode sofrer com uma separação, o que era mais dificil há algumas décadas atrás. Mas ela ganhou muitas outras coisas, a possibilidade de ter uma carreira, uma profissão, a possibilidade de ser independente e, quando for o caso, ela mesma buscar novos relacionamentos, a mulher adquiriu até o direito de ser solteira!

Com isto a "meia idade" tornou-se exatamente isto, a metade da caminhada, a metade das possibilidades, com uma outra metade a caminhar, a realizar. As previsões se ampliam tanto para homens quanto para mulheres: Vamos viver mais! E melhor!

Fico feliz em saber que a Dermatologia tem sido um importante apoio para esta nova mulher, que ganhou o direito de se manter jovem, de se sentir bem, de gastar seu próprio dinheiro e se cuidar. A geração que que hoje chega na meia idade é totamente diferente da geração anterior.

Esta nova mulher tem preocupações bastante específicas no que se refere á beleza, ela não quer retroceder o relogio rapidamente, quer procedimentos mais naturais, sem necessidade de pós operatórios. A mulher quer principalmente fazer com que o "senhor do tempo" ande mais devagar, ou até mesmo pare, para que ela possa aproveitar mais os presentes que recebeu da "mãe natureza".

Estamos falando das terapias com laser e radiofrequência, estamos falando de preenchedores e toxinas, estamos falando de dermocosméticos cada vez mais desenvolvidos e com melhores propriedades. Fazendo com que os procedimentos no ambiente do consultório sejam minimamente invasivos, que rejuvenesçam aos poucos.

Mas o mais importante em tudo isto é perceber a valorização de toda uma geração de mulheres, que antes deviam ficar em casa e aguardar o tempo passar.
Para finalizar, eu cito uma frase que sintetiza bem o que eu quis dizer:

"Tanto já foi escrito e cantado sobre a beleza das jovens mulheres, porque ninguém desperta para a beleza das mulheres maduras?"

O curioso é que está frase foi escrita no século 19, por Harriet Stowe, autora do livro "A cabana do pai Thomás". Um clamor antigo, cada vez mais atual!

Por isto minha amiga, minha leitora, você merece reservar um tempo para cuidar de você mesma! O quanto antes!

Salve 8 de março, dia internacional da mulher!

quarta-feira, 5 de março de 2008

Fotoproteção via oral

A fotoproteção é um tema atual, que ganha mais e mais importância não só por causa dos danos estéticos a pele mas também por estar diretamente relacionada ao aparecimento do câncer de pele.
A exposição crônica aos raios ultravioletas A e B e seus danos tem sido motivo de diversos estudos na procura de uma proteção ideal. Além dos filtro por nós conhecidos, de uso tópico e com altos fatores de proteção, tem se estudado formulações de uso oral para diminuir esses efeito deletérios do sol. A grande novidade é uma planta chamada Polypodium Leucotomus , originaria da América central, que tem ação anti-inflamatória , e tem propriedades fotoprotetoras, agindo como preventivo na formação de tumores de pele, pois protege o DNA das células , além de prevenir o fotoenvelhecimento. Ele pode ser formulado via oral ou tópica e associado com outras substâncias que tem efeito anti-oxidante , como o chá verde, betacaroteno e o picnogenol.
Foram feitos vários estudos e observadas a diminuição da vermelhidão após o sol, das alterações microscópicas da lesão solar e também foi observada uma proteção ao DNA das células. Até o momento não foram relatados efeitos colaterais com o Polypodium.

Este tipo de medicamento, de uso oral, pode ser um excelente coadjovante na prevençao do câncer de pele em pessoas com maior tendência a desenvolve-lo, mas, mesmo assim, sem abrir mão das benesses dos protetores tópicos.

Se tiver dúvida sobre este assunto, ou tiver algum sugestão sobre outro assunto, entre em contato com fernandobezerra.dermato@uol.com.br