sábado, 29 de março de 2008

CIRURGIA DERMATOLOGICA

Na próxima semana estarei participando do vigésimo congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, que vai se realizar em Campos do Jordão.
Estão programados mais de 50 diferetes cursos práticos, além das palestras e mesas de discussão, com a presença de diversos especialistas estrangeiros. Além disto sempre ocorrem exposições paralelas de trabalhos de pesquisa desenvolvidos e que obtiveram sucesso, muitos destes trabalhos com aplicações bastante práticas e imediatas, dai a importância de se participar destes encontros, atualização constante.
A Dermatologia é uma especialidade Clinica-Cirúrgica, atuando em qualquer lesão cutânea que necessite de um ato cirúrgico para removê-la. Fazem parte dos atos cirúrgicos: Cirurgia dita Convencional, através do corte e sutura da pele, que inclui também a Dermoabrasão, (lixamento da pele) e a Criocirurgia, que é a destruição da lesão por congelamento (nitrogênio líquido). Também são considerados atos cirurgicos a Eletrocirurgia, onde o tratamento da lesão se faz com o bisturi elétrico e a Quimiocirurgia com agentes químicos, como por exemplo ácido ticloroacético..
A Laserterapia, onde o tratamento da lesão se faz por meio de LASER, também é considerado ato cirurgico.
Estes procediemntos são utilizados para o tratamento de:
Verrugas- Abscessos- Quelóides- Cistos- Pintas- Lipomas- Xantelasmas (gordura na região dos olhos)- Vitiligo- Fissuras- Tumores malignos- Correção de cicatrizes de acne, entre outros.
Tenho certeza que poderei trazer aperfieçamentos deste congresso que beneficiarão diretamete os tratamentos que procuro prescrever.