segunda-feira, 17 de março de 2008

Neurocremas

Já ouvir falar nos Neurocremes? Então guarde esse nome!
(texto que escrevi junto com Dr. Bruno Moliniari e que foi publicado no site MixBrasil)

Você sabia que a aparência de sua pele depende também do seu estado emocional e físico? Não depende só da nossa idade, mas muito do estresse a que nos submetemos todo nosso corpo e especialmente a nossa pele - que é nosso maior órgão! Por isso que depois de uma noite sem dormir, ou depois de um porre, cigarro, ou estresse no trabalho ou no amor, a gente parece A C A B A D O !Estudos recentes comprovam que a pele possui atividade neuronal, ou seja produz um monte de substâncias químicas que regulam as atividades das células da pele, e isso já virou uma especialidade dentro da medicina, conhecida como neurocosmética.
Durante o envelhecimento da pele, ocorre uma diminuição dessas substâncias e uma degeneração dos nervinhos da pele, isso é normal, e faz parte do nosso código genético. Mas claro que se nos cuidarmos, e aqui não são só os cremes que vão ajudar, mas nossos hábitos de vida, a gente consegue retardar bem esse envelhecimento natural. Essas substâncias que a pele produz dão uma sensação de bem estar geral, além de promover a proteção da pele. Uma delas são as endorfinas ou os “agentes da felicidade”, que promovem ação anti estresse, relaxamento e sensação de bem estar. Todos nós já ouvimos falar das endorfinas, e de como elas são importantes para os regimes, tratamentos para depressão e até que são muito mais produzidas durante os exercícios físicos. Outras substâncias nos conferem proteção, ação anti-oxidante (anti envelhecimento e anti cancerígena), protegem contra os raios ultra violetas e previnem a degeneração dos nervos da pele.
Hoje se entende muito mais dessas relações entre os estragos que a pele sofre e o estresse, que compromete a função protetora da pele, promovendo danos celulares, deixando-a sensível, frágil, desidratada, envelhecida, sem viço e sem luminosidade. Ou seja ACABADA! Mas uma nova área da pesquisa cosmetológica, promete ajudar a retardar esses estragos. São os Neurocremes. As substâncias que agem nos nervos da pele podem ser formulados dentro de cremes, loções, seruns (uma espécie de leite de limpeza), géis e associados aos agentes anti- envelhecimento, hidratantes, tensores da pele, clareadores, firmadores e protetores solares que já existem. Eles devem ser manipulados porque, dependendo do seu estilo de vida, da sua idade, da época do ano, e até do seu estado físico ou emocional, podemos acrescentar ou retirá-los para que você tenha um efeito melhor.
Por issoé fundamental que antes de usá-los você consulte seu médico, um especialista em estética, cirurgião plástico ou dermatologista que poderão avaliar o grau de estresse e envelhecimento e prescrever seu creme. Mesmo porque eles não existem para ser vendidos por aí, apenas manipulados mesmo.