quinta-feira, 22 de abril de 2010

Depois do SOL, vem as manchas!

Nesta época do ano é muito comum, nas clínicas de dermatologia, a queixa sobre manchas brancas, áperas, inestéticas, algumas com escamas em áreas visíveis como rosto, braços, ombros, áreas de maior exposição solar.
E a culpa é do sol mesmo! Não somente o sol, mas também banhos excessivos de praia e piscina, além do vento, da umidade e do o calor , podem ocasionar ou até mesmo agravar o quadro em pacientes que já tem uma predisposição a este tipo de ocorrência que muitas vezes é confundida com alergia ou micose.
O nome científico dado a estas manchas é ptiriase alba, sendo muito comum em crianças e em indivíduos com predisposição a alergias.
Para evita-las, sabendo que uma das principais causas é o sol, o melhor mesmo é o uso de um bom filtro solar com fator adequado para sua pele, o controle dos banhos excessivos e da exposição ao vento, calor e outros fatores de que já falei.
Não basta apenas proteger, você deve também hidratar a pele, com hidratantes a base de oleo de semente de uva, amendoas, ceramidas ou fitoleites, por exemplo. É importante usar um hidratante apropriado para seu tipo de pele.
Você pode também usar loções calmantes pós sol, para diminuir a agressão do raios solares e também prevenir essas alterações de pele que podem incomodar tanto.
Além de tratar das manchas, o hidratante e o correto uso do filtro vai permitir que sua pele fique com uma cor uniforme, bonita, com viço e luminosidade por mais tempo, aproveitando aquele "bronzeadinho do verão" que tanto gostamos de exibir, com responsabilidade naturalmente, apenas temos que saber usá-lo de forma correta, nas horas certas e sem exageros.
Mas, se com todos estes cuidados as manchas brancas aparecerem, procure um Dermatologista de sua confiança, ele poderá ajudar a tratar desta questão, pois o que podem parecer ser simples manchas, podem ser sintomas de outros problemas.
Se quiser ler mais artigos sobre cuidados com a pele, acesse o menu na coluna da direita. Se tiver dúvidas oou sugestões, entre em contato pelo email fernandobezerra.dermato@uol.com.br