quinta-feira, 8 de abril de 2010

Preenchimento Cutâneo com Ácido Hialurônico

Chamamos de Preenchimento Cutâneo, a injeção de substâncias sob a área a ser tratada elevando-a e diminuindo a sua profundidade, com consequente melhora do aspecto. A técnica do Preenchimento é utilizada para a correção de sulcos, rugas e cicatrizes.

Desenvolvida e aperfeiçoada por dermatologistas, pode ser realizada em ambeinte de consultório, sendo um procedimento rápido e que não necessita nem de anestesia. Se desejado, podem ser utilizados anestésicos tópicos, para atenuar a sensação da picada da agulha.

A técnica é mais utilizada para a correção do sulco nasogeniano (aquele que se acentua quando as pessoas sorriem) ou os sulcos ao redor dos lábios. Uma das substâncias mais usadas é o ácido hialurônico.

O ácido hialurônico, que tem diversos nomes comerciais, é considerado um dos produtos mais seguros para a realização do preenchimento cutâneo e, por isso, tem sido muito utilizado. Apesar de ser produzido em laboratório, o ácido hialurônico é um componente natural da derme, segunda camada da pele, não causa alergias e dispensa testes prévios. A duração do preenchimento varia de 6 a 12 meses, sendo necessária nova aplicação após este período, pois a substância é reabsorvida pelo organismo

Muito utilizado para o preenchimento dos sulcos nasogenianos e para aumento dos lábios, o ácido hialurônico também apresenta uma forma mais fluida, para aplicação em rugas finas, como aquelas ao redor dos olhos ou dos lábios ("rugas dos fumantes"), e é esta forma mais fluida que pode garantir um resultado mais natural.

Naturalmente os resultados vão depender da habilidade do Especialista que vai aplicar a técnica, pois trata-se de, em certa medida, esculpir o rosto do paciente, por isto é importante que a pessoa procure um Dermatologista com experiência antes de submeter-se ao procedimento.