O que define a cor da pele de uma pessoa é a concentração de um pigmento denominado melanina. Esse pigmento ajuda na proteção ao sol, assim a pele clara é mais desprotegida e tem maior risco de queimaduras por ter menor concentração de melanina. Esses pigmentos estão na pele, no cabelo e nos olhos.
Na realidade a pele em si (sem nenhum pigmento) tem uma cor que poderiamos denominar creme, na camada próxima á superfície ela se torna avermelhada pela irrigaçao dos vasos sanguíneos, já a camada de gordura natural tem uma cor amarelada. A quarta camada, a melanina (que tem um tom de sépia) que se apresenta em diferentes concentrações em resposta aos raios ultravioletas. Estas quatro camadas, em diferentes proporções, é que acabam por definir a cor de pele de cada ser humano.
A pele negra tem uma grande capacidade de proteção natural, já que contém mais melanina. No entanto, também está sujeita a uma incidência maior de manchas. Apesar de estarem menos propensas aos efeitos nocivos dos raios UV, as peles negras também devem ser diariamente protegidas com o uso de filtros solares, pois previnem a formação de manchas.
A pele negra é mais resistente que a pele branca, o que contribui para uma aparência mais jovem e para preservar a hidratação interna. As mulheres negras dificilmente têm problemas com celulite e flacidez, mas devem tomar cuidado com as estrias, pois sua pele tem uma trama mais fechada que se rompe com mais facilidade.
Como curiosidade, segundo os achados arquoelógicos, os primeiros hominídeos africanos ao que parece eram todos negros. A pele branca foi o resultado da migração do ser humano longe do equador, rumo aos polos. (veja a ilustração ao lado, que mostra a prevalencia da cor da pele nas diversas regioes do globo).
Outra curiosidade importante e saber que, com o passar dos anos, o organismo diminui a produção de melanina , tornando-a ainda mais sensível, e tambem fazendo surgir os cabelos brancos.