segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Branco ou Negro ? Porque existem peles de cores diferentes?

O que define a cor da pele de uma pessoa é a concentração de um pigmento denominado melanina. Esse pigmento ajuda na proteção ao sol, assim a pele clara é mais desprotegida e tem maior risco de queimaduras por ter menor concentração de melanina. Esses pigmentos estão na pele, no cabelo e nos olhos.
Na realidade a pele em si (sem nenhum pigmento) tem uma cor que poderiamos denominar creme, na camada próxima á superfície ela se torna avermelhada pela irrigaçao dos vasos sanguíneos, já a camada de gordura natural tem uma cor amarelada. A quarta camada, a melanina (que tem um tom de sépia) que se apresenta em diferentes concentrações em resposta aos raios ultravioletas. Estas quatro camadas, em diferentes proporções, é que acabam por definir a cor de pele de cada ser humano.
A pele negra tem uma grande capacidade de proteção natural, já que contém mais melanina. No entanto, também está sujeita a uma incidência maior de manchas. Apesar de estarem menos propensas aos efeitos nocivos dos raios UV, as peles negras também devem ser diariamente protegidas com o uso de filtros solares, pois previnem a formação de manchas.
A pele negra é mais resistente que a pele branca, o que contribui para uma aparência mais jovem e para preservar a hidratação interna. As mulheres negras dificilmente têm problemas com celulite e flacidez,  mas devem tomar cuidado com as estrias, pois sua pele tem uma trama mais fechada que se rompe com mais facilidade.
Como curiosidade, segundo os achados arquoelógicos, os primeiros hominídeos  africanos ao que parece eram todos negros. A pele branca foi o resultado da migração do ser humano longe do equador, rumo aos polos. (veja a ilustração ao lado, que mostra a prevalencia da cor da pele nas diversas regioes do globo).
Outra curiosidade importante e saber que, com o passar dos anos, o organismo diminui a produção de melanina , tornando-a ainda mais sensível, e tambem fazendo surgir os cabelos brancos.



sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Micose

Se você apresenta em sua pele manchas brancas ou vermelhas, manchas que causam coceiras, em áreas como axilas, virilhas, entre os dedos das mãos e pés (chamadas áreas de dobras), pode ser que você tenha uma MICOSE, causada por fungos, e existem vários tipos.
As micoses de unha, as Onicomicoses, são provavelmente o tipo mais comum, tanto nos pés quanto das mãos. O tratamento é feito com medicamentos locais ou orais.
A Pitiríase Vesicolor é mais comum em adolescentes e jovens, epessoas de pele oleosa. Ela tem a aparencia de pequenas pintas, pode estar agrupadas ou isoladas, e normalmente aparecem na parte superior dos braços, tronco, pescoço e rosto. Sua superfície tem uma descamação fina, com a tonalidade variando entre o branco, rosado ou castanho, e pode coçar. O tratamento da Pitiríase Vesicolor  pode ser feito com medicamentos locais ou orais. O chato é que esta micose pode voltar ao corpo por várias vezes.
Quando a pele apresenta  manchas vermelhas de superfície escamosa, bordas bem nítidas e que coçam a pessoa pode estar com umamicose denominada Tinhas. Elas aparecem em qualquer lugar do corpo, sendo que conhecemos as dos pés como “pé-de-atleta”.
Nas crianças, é comum que apareçam no couro cabeludo. formando uma placa com crostas e com coceira intensa, parecendo que o cabelo foi cortado naquela região. Importante mamães e papais, a Tinha no couro cabeludo pode passar de uma criança para outra.
Estas tres são os tipos mais comuns de micoses, mas existem outras, o importate ao aparecerem sintomas , é que você procure um especialista em cabelo e pele, um dermatologista. Se tiver dúvidas me escreva no email fernandobezerra.dermato@uol.com.br


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Nutrição Clínica e Nutrição Esportiva

Uma novidade interessante!
A Nutricionista Soraia Azzuz, especializada em nutrição esportiva e minha parceira de trabalho, mantem já há algum tempo um interessante blog para falar sobre nutrição.
Além de várias dicas e orientações, ela também dá algumas receitas e trata de outros assuntos, vale a pena dar uma olhada.
Para conhecer o blog da Soraia clique aqui

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

OLHEIRAS

As sombras sob os olhos conhecidas como olheiras, normalmente são muito incômodas por conferir ás pessoas um aspecto cansado, e muita gente gostaria de resolver este problema
Na realidade existem dois tipos de olheiras, aquelas causadas pelo stress ou por noites mal dormidas e outras causadas pelo depósito de melanina (pigmento escuro) que podem ter origem genética.
As olheiras de stress são originadas pela dilatação dos vasos sanguíneos, denominada congestão vascular, são as chamadas olheiras "roxas", e assim que o organismo se recupera elas desaparecem, uma compressa gelada de chá de camomila pode ajudar na contração dos vasos, fazendo com que as olheiras diminuam. O uso de alguns cremes também pode ajudar no processo de descongestionamento vascular.
As olheiras causadas por fatores genéticos, aquela tendência para o depósito de melanina sob os olhos, justamente onde a pele é mais fina e o escurecimento é mais progressivo, costumam ser mais permanentes e tem a tendência de aumentar com a idade. O cansaço e o stress também tem influência sobre este tipo de olheira.
Atualmente o LASER é considerado um dos tratamentos que oferece os melhores resultados, ele age reduzindo as concentrações escuras e melhorando a circulação do sangue, especialmente para as olheiras mais marcadas. O uso de cremes com vitaminas C e K, acidos retinóicos e glicóicos que podem ajudar a tirar o inchaço e clarear as olheiras, pode ser um bom coadjovante, bem como a aplicação de peelings que estimulam a renovação celular
Além disto, se você tem olheiras, preocupe-se em ter noites de sono regulares, e evite o consumo de bebidas alcoolicas, cigarro e sal, pois eles aumentam o congestionamento vascular. Procure um Dermatologista de sua confiança, pois quanto antes começar o tratamento antes alcançará bons resultados!
Se quiser entre em contato no meu email: fernandobezerra.dermato@uol.com.br

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

As mãos e o envelhecimento

Nossas mãos, tanto quanto nosso rosto, são as partes do corpo mais constantemente agredidas pela luz solar e pelo clima. Além disto as mãos são submetidas a esforços constantes e até mesmo a ações de diversos tipos de agentes, desde água e detergente até produtos de limpeza e outros utilizados no trabalho de cada um.
As vezes as manchas e a pele das mãos "envelhecem" mais a pessoa que seu corpo ou seu rosto, especialmente se ela não lembrou de cuidar delas ao longo dos anos.
O uso de barreiras fisicas (luvas) especialmente ao manipular agentes agressivos (desde detergentes até tintas) e de barreiras químicas (protetores e bloqueadores solares) são muito importantes na prevenção do envelhecimento das mãos.
E quando falo em uso de protetores solares, falo em uso O TEMPO TODO!
Você já percebeu quanta radiação solar suas mãos recebem quando você está dirigindo? E nas corridas e caminhadas no parque? Mesmo a radiação que suas mãos (e rosto) recebem das luzes do seu local de trabalho podem ser fatores a acelerar seu envelhecimento.
Então, se organize para ter sempre um protetor solar no porta luvas do carro, outro na gaveta do escritório, e mais um na sua bolsa ou pasta. Se você conseguir estabelecer uma disciplina pessoal para o uso de fotoprotetores nas mãos e no rosto, e reaplica-los a cada 3 horas, você vai colher os frutos daqui a alguns anos.
E não pense que é conselho dificil de seguir, pode parecer chatice de dermatologista, mas é um daqueles "conselhos para a vida toda".
Se tiver dúvidas me escreva fernandobezerra.dermato@uol.com.br

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

5 de fevereiro, Dia do Dermatologista

Hoje é dia de dar parabens ao seu dermatologista! Dia 5 de fevereiro é o Dia do Dermatologista (18 de outubro é o Dia do Médico)
Mas você sabe do que trata a dermatologia e como se forma um dermatologista?
A Dermatologia é uma especialidade médica clínico–cirúrgico, que cuida da pele, cabelos, unhas e boca. Acompanha todas as mudanças dessas estruturas que ocorrem durante a vida. O dermatologista cuida não só da saúde da pele, mas também da sua beleza.
Tem um papel fundamental na Saúde Pública, pois atua em inúmeras doenças, como hanseníase, câncer de pele e doenças sexualmente transmissíveis. Algumas alterações da pele são indícios de doenças graves e o dermatologista tem condições de fazer o diagnóstico correto.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com 5.376 associados, é a segunda maior sociedade dermatológica do mundo. É a única instituição dermatológica reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB).
Fundada há 95 anos, em 5 de fevereiro de 1912, tem como objetivo promover o estudo, ensino e pesquisa na dermatologia e áreas afins.
A COSMIATRIA é o braço da Dermatologia que trata e previne cicatrizes, manchas e envelhecimento.
Inclui tratamentos tópicos como proteção solar, hidratação e clareamento e procedimentos como peelings químicos e cirúrgicos, preenchimento de rugas e injeções de toxina botulínica.
Para obter o Título de Especialista em Dermatologia, concedido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associação Médica Brasileira, um médico que terminou a sua graduação, atualmente necessita: cumprir no mínimo três anos de especialização (Residência ou Estágio equivalente em Dermatologia) e ser aprovado em rigoroso exame anual promovido conjuntamente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e a Associação Médica Brasileira.
Após a obtenção do Título de Especialista em Dermatologia, o profissional passa a integrar o sistema de Educação Médica Continuada em Dermatologia (EMC-D) da SBD. A EMC-D promove cursos de atualização científica. O médico que participa, recebe a cada cinco anos um Certificado de Atualização da Sociedade Brasileira de Dermatologia.


terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Gisele Bundchen não usa protetor solar

Neste fim de semana repercutiu bastante a declaração da top model Gisele Bundchen na entrevista coletiva de lançamento de sua linha de produtos de beleza, afirmando que não usa protetor solar, pois ela se expôe ao sol apenas antes das 9 e depois das 17 horas.
Naturalmente as sociedades médicas e dermatologicas desautorizaram a declaração da top model, o que por alguns instantes fez com que ela parecesse um pouco desinformada, ou que de certa forma ela estaria recomendando que as pessoas não precisavam usar protetor solar. O que sem dúvida é um exagerao de se deduzir a partir das declarações.
Ninguém discute a beleza de Gisele Bundchen, ela com certeza tem conhecimento e acesso a todos os tipos de produto e teccnologias, tendo sido escolhida como o rosto de diversas empresas de cosméticos, inclusive a NIVEA, que tem uma grande linha de protetores solares.
Mas como todos nós ela escorregou no que seria politicamente correto. Da mesma forma que existem celebridades que são surpreendidas fumando - mas que não defendem o cigarro, ou pessoas que até acham roupas feitas com peles de animais bonitas, ou fazem queimadas em suas fazendas, e assim por diante.
Da minha parte tenho certeza que foi uma escorregada, um pecadilho, e que ela usa protetor sim, além de um arsenal enorme de cremes. Além disto, como mãe de uma criança pequena, quero acreditar que ela não expõe o pequeno benjamim aos raios solares, e quando sai na rua com ele, ambos estão de protetor solar!
Reiterando então! O uso de protetor solar é fundamental, tanto na prevenção do câncer de pele, quanto do envelhecimento precoce