segunda-feira, 30 de maio de 2011

Proteja-se do sol, e acrescente um ano em sua vida.

Os médicos do Gerontology Research Group* contabilizaram recentemente 88 pessoas com mais de 110 anos na terra (ou seja, 1 a cada 80 milhões de seres humanos), mas este número pode ser ainda maior uma vez que os paises da áfrica, ásia e américa do sul tinham meios de documentação muito precários há 110 anos atrás.
O interessante é que eles viram que estas pessoas tinham alguns fatores em comum. A partir disto elaboraram uma lista de atitudes que podem acrescentar anos de vida á uma pessoa.
A campeã das recomendações é "consumir poucas calorias" que pode acrescentar até 20 anos em sua expectativa de vida. Não ser fumannte acrescenta outros 10 anos.
Como Dermatologista o que me surpreendeu no estudo, e me deixou satisfeito, foi  ver que  a recomendação mais recorrente que fazemos, não se expor demasiadamente do sol, usar protetor solar, pode acrescentar mais um ano em sua vida.
E se preocupar com a saúde com certeza é importante, destes 88 idosos, 83 são mulheres, que já estão mais acostumados a se cuidar , a se cuidar pensando em vida longa. Então, se você já tinha motivos estéticos e de saúde para se cuidar, agora vamos acrescentar a longevidade!

* informações da revista SuperInteressante de abril de 2011