quarta-feira, 18 de maio de 2011

Tratamento de Linhas Faciais e Marcas de Expressão

A toxina botulínica é uma substância produzida por algumas cepas de bactérias em laboratório, que tem a propriedade de inibir a contração muscular , devido a essa propriedade é possível suavizar e tratar rugas dinâmicas, as chamadas rugas de expressão. Inicialmente desenvolvida para uso clínico, especialmente no controle da sudorese excessiva, a toxina rompeu essas barrerias e espalhou-se pela área da Cosmiatria.
A marca mais conhecida de toxina é o BOTOX, que hoje em dia é quase um sinônimo de toxina botulínica.
A revolução da Toxina Botulínica, e sua popularidade, é por se tratar de um procedimento não cirúrgico, que não exige internação e que tem efeitos visíveis e relativamente rápidos.
Todas as pessoas que procuram atenuar rugas de expressão, “pés de galinhas” ao redor dos olhos , as rugas de "preocupação" da fronte , rugas ao redor da boca  e expressões na testa podem se beneficiar da aplicação de toxina botulínica.  Também pode ser utilizado para elevar os supercílios, diminuir ruguinhas nasais, elevar discretamente o nariz, suavizar depressões do ângulo da boca e uma série de outras aplicações.
O efeito começa a ser percebido quase imediatamente, porém, com o passar de alguns dias ele se intensifica, perdurando por quatro a seis meses, podendo-se, com repetidas aplicações, se re-educar a musculatura, obtendo um efeito mais duradouro.
Não pode ser aplicada em crianças, gestantes e mulheres que estão amamentando, fora isso, em qualquer idade que já se perceba as marcas de expressão já é possivel indicar a aplicação de toxina para atenuá-las
Em paciente mais idosos, com expressões mais profundas, não obtemos o mesmo efeito de rugas dinâmicas, mas até essas marcas melhoram com a aplicação da toxina, é preciso saber aplicar.
Somente um médico é que pode realizar este procedimento, normalmente médicos dermatologistas e cirugiões plásticos que tenham conhecimento e prática do uso da toxina.
Seu médico especialista, seu Dermatologista, irá lhe pedir para fazer várias expressões, de forma a identificar os pontos onde precisará aplicar a toxina, estes pontos, que correspondem a musculos do rosto (como a ilustração) são marcados e nestes locais serão feitas as aplicações, uma série de pequenas injeções, com agulha extra fina. A picada pode ser dolorida para alguns, mas totalmente suportável.
Você pode voltar a sua vida normal imediatamente, pode até fazer o procedimento na hora do almoço ou entre uma reunião e outra.
Foram descritos poucos efeitos colaterais do produto, reações alérgicas podem ocorrer, geralmente em pacientes que tem história pregressa de alergia a toxina ou ao veículo, albumina e lactose.
Durante a aplicação pode haver o rompimento de algum vaso superficial, pois a face é amplamente irrigada, ocasionando um pequeno hematoma, uma pequena mancha roxa, que desaparece em alguns dias.
A aplicação da toxina botulinica, por ser um procedimento de ponta, com um produto de primeira linha, realizado por um profissional especializado, tem um custo proporcional, mas se você considerar os benefícios diretos que seus efeitos trarão, verá que a relação custo/ benefício é excelente. Poucos procedimentos estéticos tem um efeito tão significativo, numa aplicação tão rápida.
Se quiser conversar ou tiver mais dúvidas me mande um email: fernandobezerra.dermato@uol.com.br