segunda-feira, 18 de julho de 2011

ABCDE do MELANOMA

Já sabemos há bastante tempo que a radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer da pele. A exposição excessiva e prolongada ao sol contribui não só para o risco de desenvolvimento do câncer, como também para o envelhecimento precoce da pele.
Dos tumores existentes, o câncer da pele é o mais freqüente, Muitos deles poderiam ser evitados se medidas de proteção fossem aplicadas em tempo apropriado, permitindo assim sua cura. As formas benignas do câncer da pele mais freqüentes são o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular.
O melanoma é o tipo mais perigoso, com alto potencial de produzir metástase. Pode levar à morte se não houver diagnostico e tratamento precoces. É mais freqüente em pessoas de pele clara e sensível.
Mas com um pouco de conhecimento qualquer pessoa pode ajudar a prevenir (através da proteção contra a exposição excessiva ao sol)  e também a  identificar os primeiros sinais do câncer de pele.
Para esta identificação os médicos usam um esquema de exame que chamamos de ABCDE do Melanoma, avaliando a Assimetria, as Bordas, a Cor, o Diâmetro e a Evolução das manchas e pintas encontradas. Os critérios básicos são:

Assimetria
O melanoma maligno: apresenta, ao dividi-lo ao meio, uma metade diferente da outra e possui uma forma assimétrica. Já o benigno é totalmente simétrico e igual.

Borda
Maligno: apresenta uma borda irregular, ondulada ou mal definida.
Benigno: apresenta uma borda regular.

Cor
Maligno: a cor varia de uma área para outra, e pode ser bege, marrom ou preta. Em alguns casos pode ser branca, vermelha ou azul.
Benigno: único tom.

Diâmetro:
Maligno: quando diagnosticados, o melanoma tem mais que 6 milímetros (do tamanho de um lápis borracha)
Benigno: são menores que 6 milímetros de diâmetro.

Evolução
Devemos acompanhar uma lesão ou parte da pele que seja diferente e apresente mudança de tamanho forma ou cor.

Naturalmente a avaliação técnica e o diagnóstico devem ser dados por um Dermatologista de sua confiança, pois as nuances são muitas, este e um texto informativo, para que você conheça mais sobre o assunto. Se tiver dúvidas me mande um email : fernandobezerra.dermato@uol.com.br

* texto a partir do folheto "dicas de cuidados e prevenção do câncer de pele" do laboratório ACHÉ