sábado, 9 de julho de 2011

Melasmas e qualidade de vida

A nossa pele é a grande vitrine de nossa pessoa, ela é a primeira coisa a respeito de nós que as pessoas conhecem, muitas vezes antes mesmo de ouvir nossa voz ou ver nosso sorriso. Então não é de se estranhar que as pessoas que apresentam problemas de pele visíveis sofram algum tipo de discriminação em função desta "primeira impressão".
Pacientes portadores de acne severa, psioriase, vitiligo, e outras dermatites e afecções da pele tem que lidar diariamente com esta questão, mas poucos estudos são feitos a respeito da qualidade de vida destes pacientes e o que seu problema de pele interfere em seu dia a dia.
Isto também é verdade em relação ao MELASMA  , apesar da grande quantidade de medicamentos e outras terapias para o tratamento do melasma, poucas informações estavam disponíveis sobre o impacto dessa condição na vida dos pacientes.
O melasma è responsável por grande parte dos atendimentos dermatológicos, não porque ele tenha malignidade ou cause dor, mas principalmente  por causar impacto negativo na qualidade de vida das pessoas, pois sua natureza cosmeticamente desfigurante (as inumeras manchas) acarreta em efeitos  psicológicos, os quais, muitas vezes, em virtude da insatisfação com aparência, acabam se privado do convívio social, inclusive com tristes relatos de casos de suicídio
Um estudo pulbicado pelo médico britânico A. Balkrishnan et AL. listou os principais setores que se mostram afetados pelo melasma foram a vida social, a recreação, o lazer e o bem estar- emocional.
Este estudo foi realizado também no Brasil para medir qualidade de vida de pacientes brasileiros com melasma, foram analisados 300 individuos de cinco regiões brasileiras, com idade media de 42 anos e prevalência dos fototipos III e IV.
A analise demonstrou um importante impacto na doença em relação à aparência da pele dos pacientes, veja os resultados
65% estavam insatisfeitos o tempo todo e a maior parte deste,
55% estavam frustrados,
57% desconfortáveis e
42% acreditavam na influência da doença em suas relações interpessoais
43% dos pacientes se sentiam não atraentes e ate mesmo sujos

A primeira iniciativa, se você tem melasma, é se proteger do sol, para evitar que as manchas se tornem mais escuras, e se ampliem. Os tratamentos para diminuir as manchas  podem lançar mão de cremes clareadores, peeligs seriados, e até mesmo sessões de laser para reduzir as manchas.
Mas procure ajuda, todo bom Dermatologista vai poder lhe ajudar com este problema, especialment se ele esta iterferindo em sua qualidade de vida. Se tiver dúvidas me escreva :
fernandobezerra.dermato@uol.com.br