sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A importância da VITAMINA C para a pele

Praticamente todas as plantas e animais sintetizam a vitamina C (Ácido L-ascórbico), porém os seres humanos constituem um exceção e devem obtê-la por meio da alimentação, ou de complementos. Esta vitamina apresenta inúmeras funções benéficas em nosso organismo, incluindo a pele.
Porém já foi observado que, mesmo com o acréscimo de sua ingestão, os mecanismo de controle biológico limitam a quantidade de vitamina C absorvida por via oral e posteriormente liberada na pele. Assim o aumento do consumo não leva ao aumento de sua concentração cutânea.
A aplicação tópica de ácido L ascórbico é,  portanto, o único modo de continuar aumentando as concentrações de vitamina C na pele, entretanto, devido à sua natureza hidrofílica (composto que tem "atração" pela água), o ácido ascórbico tem um baixo grau de penetração cutânea e é uma molécula com baixa estabilidade.
Uma maneira de atenuar estas características são os ésteres lipossolúveis que são mais bem absorvidos pela pele do que a vitamina C na forma de acido. Já existem compostos e formulas em que a vitamina C é encontrada na forma de uma pró-vitamina lipossolúvel, o ascorbil tetraisopalmitato. Nesta forma, a absorção cutânea é aproximadamente 3 vezes mais elevada que a vitamina C em forma de ácido.
Uma vez absorvido , o ATI (ascorbil tetrisopalmitato)  é convertido novamente em vitamina C pela reação enzimática que quebra as ligações do éster e a sua conversão é de aproximadamente 84%. A vitamina C tópica atua nas seguites frentes:

  • Combate ao envelhecimento cutâneo;
  • Potente antioxidante
  • Estímulo à síntese de colágeno
  • Melhora significativa da densidade das papilas dérmicas
  • Reforço do cimento intercelular e função de barreira cutânia
  • Fotoproteção e combate aos danos cutâneos causados pelo sol
  • Ação clareadora
  • Influência na melanogênese
  • Redução das melaninas oxidadas 
Mesmo em pequenas quantidades, a vitamina C pode proteger moléculas importantes da pele dos danos causados pelos radicais livres. Estas moléculas podem ser formadas durante o metabolismo normal ou a partir de estímulos de fatores ambientais, tais como os raios UV, toxinas e poluentes (incluindo tabaco), causando uma redução dos níveis de vitamina C na epiderme.
A vitamina C protege contra o envelhecimento. Como antioxidante a principal função da vitamina C é neutralizar os radicais livres; o ácido ascórbico cede elétrons, permitindo, assim que estas espécies ativas recuperem sua estabilidade.
Por isto é tão comum vermos nas prateleiras de farmácias e supermercados, cremes e loções que tem em sua composição a vitamina C, além disto muitos Dermatologistas se utilizam de fórmulas manipuladas, em que as concentrações dos componentes podem ser individualizadas e podem até mesmo serem maiores que nos produtos comerciais, pois são prescritos após uma anamnese e a pesquisa que o médico faz do quadro da pessoa.
Destas informações dá para todo mundo perceber como é importante uma alimentação rica em vitamina C, não é mesmo?