sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mãos sempre jovens!


Nossas mãos, tanto quanto nosso rosto, são as partes do corpo mais constantemente agredidas pela luz solar e pelo clima. Além disto as mãos são submetidas a esforços constantes e até mesmo a ações de diversos tipos de agentes, desde água e detergente até produtos de limpeza e outros utilizados no trabalho de cada um.
As vezes as manchas e a pele das mãos "envelhecem" mais a pessoa que seu corpo ou seu rosto, especialmente se ela não lembrou de cuidar delas ao longo dos anos.
O uso de barreiras fisicas (luvas) especialmente ao manipular agentes agressivos (desde detergentes até tintas) e de barreiras químicas (protetores e bloqueadores solares) são muito importantes na prevenção do envelhecimento das mãos.
E quando falo em uso de protetores solares, falo em uso O TEMPO TODO!
Você já percebeu quanta radiação solar suas mãos recebem quando você está dirigindo? E nas corridas e caminhadas no parque? Mesmo a radiação que suas mãos (e rosto) recebem das luzes do seu local de trabalho podem ser fatores a acelerar seu envelhecimento.
Então, se organize para ter sempre um protetor solar no porta luvas do carro, outro na gaveta do escritório, e mais um na sua bolsa ou pasta. Se você conseguir estabelecer uma disciplina pessoal para o uso de fotoprotetores nas mãos e no rosto, e reaplica-los a cada 3 horas, você vai colher os frutos daqui a alguns anos.
E não pense que é conselho dificil de seguir, pode parecer chatice de dermatologista, mas é um daqueles "conselhos para a vida toda".
Se tiver dúvidas me escreva fernandobezerra.dermato@uol.com.br

(texto originalmente escrito em 2008, a imagem é meramente ilustrativa, não deve ser tomada como promessa de tratamento ou resultados)