segunda-feira, 12 de novembro de 2012

UREIA e hidratação

A ureia é uma molécula, um composto químico, presente em nosso organismo. Ela tem ação higroscópica, atraindo a água para as camadas mais superficiais da pele e portanto ajudando a manter sua hidratação. A ureia é um produto chave na elaboração de inúmeros dermocosméticos, em baixas concentrações ela tem ação hidratante, em concentrações maiores tem ação queratolítica - provoca a queda da camada córnea da epiderme, acelerando o processo de renovação celular.
A ureia é uma molécula relativamente instável, sua ação vai depender da formulação e do veículo utilizado, por isto não é recomendável sua utilização em produtos manipulados, a não ser que aja indicação de seu Dermatologista para concentrações mais elevadas, acima de 10%.
Para a face a formulação destes produtos tem até 5% de ureia e para o corpo não mais de 10%, pois pode ocorrer a irritação do local. Como sempre, mulheres grávidas devem procurar orientação médica para a utilização de quaisquer procutos durante a gravidez, mesmo em baixas concentrações e produtos industrializados, lembrem-se de todas as modificações que o corpo da mulher passa neste período.
Além da utilização de um bom hidratante, as outras duas recomendações para cuidar de sua pele são os cuidados durante o banho - banhos longos ou com água muito quente - e também ficar atento á hidratação oral, dois litros de água por dia são uma "medicamento" incrível para nosso organismo, e sem nenhuma contra-indicação!