quinta-feira, 15 de novembro de 2012

ONICOMICOSES - Micoses de unha



Uma micose de unha sempre incomoda. Muitas mulheres vão passar o verão sem usar sandálias, e muitos homens irão de tênis á praia em função deste problema. Estas pessoas contraíram uma ONICOPATIA, uma doença da unha.

Uma micose de unha, ou Onicomicose, é uma infecção causada por micro organismos, fungos, que destroem a queratina, a principal proteína formadora das unhas. 
As micoses são adquiridas principalmente ao frequentar locais públicos: piscinas, saunas e vestiários; e também fazendo unhas com manicures que não esterilizam seu material adequadamente. 
Mas como suspeitar que contraímos uma onicomicose? A unha começa a ficar amarelada, descolada da pele, pode ficar esverdeada ou até mesmo escurecida e pode encravar e doer com mais facilidade, além de esteticamente assumirem um aspecto desagradável
Além disto, a presença de outros sintomas, como descamação em mãos e pés e até mesmo áreas ásperas nos braços e pernas, pode ser um sintoma da onicomicose. Se você contraiu uma micose, e ainda não resolveu este pequeno problema, você está sofrendo sem necessidade! 
O tratamento, a ser prescrito por um médico Dermatologista, é bastante simples, vai apenas exigir tempo e um pouco de paciência. Além da aplicação de medicamentos tópicos, normalmente esmaltes a base de ciclopirox, pode ser necessária a prescrição de medicamentos imidazólicos ministrados por via oral, pois muitas vezes o tratamento precisa ser feito “de dentro para fora”.
Como em todo tratamento, é fundamental seguir todas as orientações do seu médico com precisão, e à medida que o tempo for passando você irá perceber que suas unhas doentes vão ser substituídas por unhas novas e sadias.
Então, tome esta atitude e comece a escolher a sandália nova que vai usar no próximo verão!

(texto originalmente publicado em abril de 2006, um dos primeiros deste blog! e ainda atual! 
lembre-se, a foto é apenas uma ilustração, não deve ser tomada como promessa de tratamento ou resultados)