sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Medicina Anti-Envelhecimento

Mesmo não existindo como especialidade médica com este nome, já podemos falar que a Medicina Anti-Envelhecimento tem ocupado cada vez mais espaço em corações e mentes.
Este segmento da Medicina vem ganhando importância em todas as áreas, porque atua não só no tratamento de diversas patologias, mas também na prevenção, através de uma terapia que revigora e regenera todas as células.
Na dermatologia também não podíamos ficar de fora, já que tratamos do maior órgão do corpo humano que é a pele, e também porque a pele é a nossa vitrine, nosso ponto de contato com o mundo exterior.
Na Dermatologia, a preocupação é manter a pele jovem e saudável, lançando mão de diversos princípios ativos na forma de cremes e loções, dos preenchedores, em especial o ácido poli-lático, da fantástica atuação da toxina botulínica, do avanço dos diversos tipos de laser, sem descuidar das orientações com relação aos hábitos alimentares e postura da pessoa em relação ao meio ambiente, em especial o sol.
Dessa forma podemos reverter muito dos danos causados tanto pelo envelhecimento extrínseco, que é o da exposição aos fatores ambientais, como os intrínsecos, a programação do nosso código genético. Através de uma boa anamnese e um bom exame físico os especialistas em dermatologia podem diagnosticar a saúde da sua pele e indiretamente a sua saúde de uma maneira geral.
Na nossa abordagem de tratamento incentivamos uma boa alimentação , com suplementação alimentar, inclusive o uso de antioxidantes, que irão combater diretamente a produção de radicais livres que, através do estresse oxidativo, iniciam uma cascata de agressão as células do nosso organismo.
A nossa intenção na Cosmiatria, que é a especialidade da Dermatologia que trata da beleza da pele, é retardar o envelhecimento da forma mais natural possível e sempre associando técnicas e medicamentos anti-envelhecimento, uma sábia e poderosa medicação são as vitaminas , os oligoelementos naturais que vamos perdendo ao longo dos anos, e que exercem funções vitais na homeostase celular
Este diagnóstico deve ser feito de acordo com cada paciente, quando então podemos lançar mão de todo esse arsenal terapêutico que vem ganhando muita importância. Hoje estamos certos de que prevenir é melhor do que remediar.
Converse com seu dermatologista sobre isto, trace um plano de ação, para os próximos meses, para os próximos anos, tenho certeza que você só tem a ganhar. Se tiver dúvidas ou sugestões entre em contato fernandobezerra.dermato@uol.com.br