sábado, 10 de março de 2007

OLHEIRAS

Sombras sob os olhos

Olheiras, apesar de não serem nenhuma manifestação clínica de doença, normalmente são muito incômodas por conferir ás pessoas um aspecto cansado, e muita gente gostaria de resolver este problema.

Na realidade existem dois tipos de olheiras, aquelas causadas pelo stress ou por noites mal dormidas e outras causadas pelo depósito de melanina (pigmento escuro) que podem ter origem genética.

As olheiras de stress são originadas pela dilatação dos vasos sanguíneos, a congestão vascular, são as chamadas olheiras "roxas", e assim que o organismo se recupera elas desaparecem. Uma compressa gelada de chá de camomila pode ajudar na contração dos vasos, fazendo com que as olheiras diminuam. O uso de alguns cremes também pode ajudar no processo de descongestionamento vascular.

Já as olheiras causadas por fatores genéticos, aquela tendência para o depósito de melanina sob os olhos, justamente onde a pele é mais fina e o escurecimento é mais progressivo, costumam ser mais permanentes e tem a tendência de aumentar com a idade. O cansaço e o stress também tem influência sobre este tipo de olheira.

Atualmente o LASER é considerado um dos tratamentos que oferece os melhores resultados, ele age reduzindo as concentrações escuras e melhorando a circulação do sangue, especialmente para as olheiras mais marcadas. O uso de cremes com vitaminas C e K, acidos retinóicos e glicóicos que podem ajudar a tirar o inchaço e clarear as olheiras, pode ser um bom coadjovante, bem como a aplicação de peelings que estimulam a renovação celular.

Além disto, se você tem olheiras, preocupe-se em ter noites de sono regulares, e evite o consumo de bebidas alcoolicas, cigarro e sal, pois eles aumentam o congestionamento vascular. Procure um Dermatologista de sua confiança, pois quanto antes começar o tratamento antes alcançará bons resultados!