quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Foliculite

infecção dos folículos pilosos

Foliculite é o nome que damos á infecção dos folículos pilosos, e ela é causada por bactérias (estafilococos) muitas vezes favorecida pelo suor ou umidade. Uma outra possibilidade de ocorrer uma foliculite é nos métodos depilatórios ou no barbear.

Normalmente superficial a foliculite caracteriza-se pela formação de pústulas com ligeira vermelhidão ao redor. Alguns casos não apresentam pûs, aparecendo apenas vermelhidão. Quando as lesões são mais profundas, formam-se lesões elevadas e avermelhadas que podem ter ponto de pus. Normalmente o quadro também inclui dor e coceira no local.

Pode atingir pessoas de qualquer idade, sendo mais com comum na barba no caso dos homens e na virilha no caso das mulheres.

O tratamento é feito com antibióticos de uso tópico ou orais específicos para a bactéria causadora , além de rigorosos cuidados antissépticos. Algumas lesões podem necessitar de drenagem cirúrgica, e quando não tratados adequadamente podem ocasionar cicatrizes nas áreas afetadas.

Existem alguns tipos de foliculite específicas: A foliculite decalvante, por exemplo, leva à atrofia do pêlo, deixando áreas de alopécia que aumentam com a progressão da doença.
Já a sicose da barba (foliculite da barba) tem característica crônica e pode formar placas avermelhadas, inflamatórias, com inúmeras pústulas e crostas.

Outro tipo de foliculite é a "queloideana", comum em homens negros, que forma lesões agrupadas que deixam cicatrizes endurecidas na região da nuca.

Se você apresenta algum tipo de infecção em seus pêlos, procure a ajuda de um dermatologista, evitando que evoluam para quadros que gerem cicatrizes e marcas para toda a vida

Se quiser laer mais artigos sobre a pele e o corpo veja na coluna da direita a lista dos assuntos qué já abordei em outros textos.