quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Fuja dos insetos no verão*

Além dos cuidados com o sol, também temos que ficar atentos aos insetos no verão, afinal, nosso corpo fica mais exposto quando estamos na praia, piscina, em caminhadas ou praticando esportes. Descubra o que acontece no seu organismo durante esse período e saiba se cuidar!
Formigas
Elas atacam normalmente quando pisamos nelas ou quando nos apoiamos em algum local em que estejam. A picada arde mais do que dói, porque o inseto esguicha seu veneno, causando queimadura.

Abelhas (e Vespas)
São mais comuns durante o dia e podem estar perto de mesas em função dos refrigerantes e bebidas alcoólicas. A picada dói muito e há o inchaço da área. No caso da abelha, um perigo adicional é engolir a abelha sem querer, e ter uma picada na garganta, ocasionando um edema de glote, por exemplo. Uma curiosidade é que as abelhas são atraídas por roupas escuras e reagem a movimentos bruscos, justamente o que a pessoa faz quando tenta fugir ou se desvencilhar delas.

Pernilongos (e Borrachudos)
São mais ativos no fim da tarde e à noite e, assim como as abelhas são atraídos pela pele e roupas escuras. A picada coça bastante e forma uma mancha avermelhada. Uma dica para fugir dos pernilongos é evitar usar perfumes e roupas claras. O uso de repelentes também é aconselhável, mas lembre-se de fazer um teste de alergia numa área sensível de seu corpo, embaixo do antebraço por exemplo, alguma horas antes de espalhar no corpo inteiro.

Como Tratar:
Na maioria dos casos, um medicamento tópico ajuda a aliviar a dor e conter os sintomas, mas o ideal é usar um medicamento prescrito por seu dermatologista, evitando soluções caseiras ou automedicação. O medicamento errado pode causar mais reações alérgicas ainda.
Pessoas alérgicas tem que ficar particularmente atentas, especialmente no caso de picadas múltiplas, que são muito comuns no caso de abelhas e formigas.
Se você for picado por um inseto diferente, que não conhece, procure guardar o inseto e busque um médico rapidamente. Siga a mesma recomendação se tiver uma picada que perdure por alguns dias sem melhora. Você pode ter sido picado por um inseto mais venenoso, como uma aranha, sem que percebesse.
*matéria publicada originalmente em 06/02/2008 no site W MULHER