quinta-feira, 13 de março de 2008

Máscaras faciais fazem milagres por você *

Receitas e ativos superpotentes melhoram o tônus muscular, hidratam a pele e ainda te deixam ainda mais bonita!
A aplicação de máscaras faciais com finalidades estéticas com princípios ativos naturais ocorre desde o tempo dos Faraós. Desde então, as substâncias e os conhecimentos sobre a estrutura da pele só evoluíram, mas a eficiência das máscaras faciais ainda é muito reconhecida.
O objetivo principal das máscaras é nutrir e balancear a pele, hidratar, dar brilho e maciez e melhorar a elasticidade e o tônus tal como alguns cremes faciais. A diferença é que sua aplicação é mais intensa, o que ajuda a pele a se proteger ainda mais. O que acontece é que enquanto os ingredientes estão agindo na pele, as células têm tempo de recompor sua umidade natural, afetada pela poluição, sol, maquiagem e outros fatores externos.
Normalmente, a base das máscaras são cremosas ou na forma de géis, servindo como transporte para as substâncias ativas, que vão agir de modo natural e profundo, permitindo a oxigenação da pele ao mesmo tempo que aceleram os processos de absorção.
Eles fazem a diferença
O tipo de ativo a ser empregado está relacionado às deficiências de cada pele. É possível optar por adstringentes, descongestionantes, suavizantes e emolientes que restabelecem e mantêm o equilíbrio normal e saudável da pele.
Alguns princípios naturais também já estão consagrados, como, por exemplo:
* Algas verdes: normalizam o pH fisiológico, hidratam e tonificam.
* As algas marinhas: melhoram a hidratação da pele, em especial da camada mais externa.
* Aloe vera: hidrata e revitaliza de forma profunda.
* Argila: é um clássico, rica em oligoelementos, tem ação energizante e tonificante, especialmente indicada para o corpo.
* Cereais: podem ser associadas a máscaras descongestionantes e emolientes, pois têm excelentes características nutrientes e esfoliantes, assim como algumas frutas (morango, uva e pepino).
* Chocolate: possui uma molécula neuromoduladora, encontrada no cérebro, com grande efeito anti-estresse.
* DMAE: é uma substância que melhora a elasticidade e a textura da pele.
* Própolis: possui ação secativa e normalizadora.
Feito em casa
É preciso tomar muito cuidado com soluções feitas em casa que, ao invés de ajudar, podem queimar e manchar a pele. As máscaras caseiras podem ser feitas, mas devem ser prescritas e acompanhadas por um especialista.
Uma alternativa, mas menos caseira, é lançar mão das máscaras e loções disponibilizadas pelas grandes indústrias de cosméticos. Elas são formuladas com diversos princípios ativos e podem ser encontradas nos mais variados preços.
Máscara relaxante para fazer em casa:
Cubra o rosto com uma máscara de algodão ou gaze estéril. Sobre a gaze, espalhe uma camada de pétalas de rosas brancas, ligeiramente masseradas. Borrife um spray de águas termais e deixe agir durante 20 minutos. A pele fica suave e com uma aparência muito mais calma!
(esta matéria foi publicada originalmente no site itodas em 12 de março de 2008)