sábado, 8 de março de 2008

Uma mulher de "meia idade" é exatamente isto: A metade da idade!

No tempo de seus pais uma mulher de 45 ou 50 anos era uma mulher na aurora da vida, os filhos já estavam criados, provavelmente ela não teria nenhuma profissão a não ser o cuidado da casa e dos filhos, muitas vezes atravessva momentos difíceis com a perda dos pais, e se fosse muito vaidosa poderia ser criticada por não aceitar a idade ou parecer ridícula.

Por sorte tudo isto mudou, uma mulher de 45 ou 50 anos ainda vê seus filhos crecerem, também sofre aperda de alguns parentes, e hoje em dia ainda pode sofrer com uma separação, o que era mais dificil há algumas décadas atrás. Mas ela ganhou muitas outras coisas, a possibilidade de ter uma carreira, uma profissão, a possibilidade de ser independente e, quando for o caso, ela mesma buscar novos relacionamentos, a mulher adquiriu até o direito de ser solteira!

Com isto a "meia idade" tornou-se exatamente isto, a metade da caminhada, a metade das possibilidades, com uma outra metade a caminhar, a realizar. As previsões se ampliam tanto para homens quanto para mulheres: Vamos viver mais! E melhor!

Fico feliz em saber que a Dermatologia tem sido um importante apoio para esta nova mulher, que ganhou o direito de se manter jovem, de se sentir bem, de gastar seu próprio dinheiro e se cuidar. A geração que que hoje chega na meia idade é totamente diferente da geração anterior.

Esta nova mulher tem preocupações bastante específicas no que se refere á beleza, ela não quer retroceder o relogio rapidamente, quer procedimentos mais naturais, sem necessidade de pós operatórios. A mulher quer principalmente fazer com que o "senhor do tempo" ande mais devagar, ou até mesmo pare, para que ela possa aproveitar mais os presentes que recebeu da "mãe natureza".

Estamos falando das terapias com laser e radiofrequência, estamos falando de preenchedores e toxinas, estamos falando de dermocosméticos cada vez mais desenvolvidos e com melhores propriedades. Fazendo com que os procedimentos no ambiente do consultório sejam minimamente invasivos, que rejuvenesçam aos poucos.

Mas o mais importante em tudo isto é perceber a valorização de toda uma geração de mulheres, que antes deviam ficar em casa e aguardar o tempo passar.
Para finalizar, eu cito uma frase que sintetiza bem o que eu quis dizer:

"Tanto já foi escrito e cantado sobre a beleza das jovens mulheres, porque ninguém desperta para a beleza das mulheres maduras?"

O curioso é que está frase foi escrita no século 19, por Harriet Stowe, autora do livro "A cabana do pai Thomás". Um clamor antigo, cada vez mais atual!

Por isto minha amiga, minha leitora, você merece reservar um tempo para cuidar de você mesma! O quanto antes!

Salve 8 de março, dia internacional da mulher!