quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Participei do dia 6 ao dia 9 de setembro do 63o. Congresso Brasileiro de Dermatologia , que foi realizado na minha terra natal, Fortaleza.
Já no sábado tivemos vários cursos, dentre eles um curso de sobre aprofundamentos em aplicação de toxina botulínca , com a Dra Dóris Hexel , um curso onde que acrescentou muito em meus conhecimentos nessa tão fascinante técnica, onde procuramos atualmente harmonizar e não “congelar a face”.
O domingo foi dedicado ao atendimento a população de baixa renda, o projeto Dermatologia Solidária , onde pudemos prestar atendimento de qualidade para a população que muitas vezs não pode ter acessoa medicina de qualidade.
Participei pela manhã de um simpósio sobre técnicas de peelings, preenchimentos dos sulcos e rugas, onde cada vez mais estudamos técnicas econômicas e o domínio da anatomia e do envelhecimento da face, tornando o preenchimento um importante métodos na busca da nossa beleza.
Na parte de patologias, novos estudos sobre urticária , psoríase , dermatite atópica , melasma, enfim muitas novidades dentre elas uma casuística maior dos serviços do uso de biológicos no controle da psoríase e também a aplicação de uma substância injetável nas manchas do melasma, o ácido tranexâmico com boa resposta em alguns casos.
Na terça feira pude participar de dois simpósios um sobre novos conceitos de fotoproteção, que falaram sobre a associação de anti oxidantes e hidratantes nos filtros conferindo um alto poder de proteção.
Outro simpósio foi sobre a segurança e novas técnicas da aplicação do ácido polilático, sculptra, bem como novos pontos de aplicação e vários estudos sobre a aplicação extra facial: por exemplo as mãos, onde vimos um bonito estudo comparando um mão em que foi feita e a outra mão não foi aplicado, mostrando realmente a síntese de colágeno, a melhora da pele, e a menor visualização de veias proeminentes das mãos.
Novos lançamentos: novos sabonetes anti acne , novos filtros solares com excelência cosmética, trabalhos sobre segurança de corticóides de média potência com menos poder irritante e poder hidratante o que melhora muito o uso em dermatites.
O que me chamou a atenção foi uma máquina de microcorrente que aumenta provisoriamente o tamanho dos lábios, sem dor e injeção , muito bom! O VELASHAPE se consagrando como um grande auxiliar na melhora da celulite e da gordura localizada, e também os lasers fracionados em cicatrizes e quelóides, cicatrizes de acne como uma única modalidade sendo cada vez mais seguros.
O uso de botânicos, bem como fatores de crescimento, nos cremes cosmiátricos também foi uma grande novidade nesse congresso.
Além de uma intensa programação científica, o congresso contou com uma rica programação social onde pude rever vários colegas médicos , da época de faculdade, residência e das minhas pós graduações.
Estou realmente encantado com a organização dos congressos, astros da terra como Fagner e Waldonys , o sanfoneiro, abrilhantaram a abertura e tivemos uma banda revelação de música latina que finalizou com chave de ouro nosso evento no hotel Marina Park a nossa temporada na terra do Sol.
Próximo congresso em Belém, vamos nos encontrar de novo e trazer muitas novidades.