sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

MELASMAS

Melasmas são as "Manchas pós Sol" , podem ser desde sardas que acontecem em pessoas com predisposição, até manchas adquiridas e que se caracterizam pelo escurecimento acastanhado ou acinzentado de contorno inicialmente não precisos que depois se tornam mais aparentes , localizadas em áreas expostas a luz como na face, no pescoço, até mesmo nos braços.
No rosto podem acometer a maçã do rosto , dorso do nariz, região próxima da boca , na testa ... Em muitos casos é leve , mais em alguns casos torna-se mais aparentes para o paciente, prejudicando a sua imagem pessoal, muitas vezes mostrando sinais de envelhecimento.
É muito mais comum ocorrer em mulheres mas pode acometer também o sexo masculino , predominado em peles morenas em áreas que tenham alto índice de exposição ao ultravioleta. Acometem pessoas de meia idade especialmente após tomarem muito sol por exemplo.
É necessário se prevenir acima de tudo, usar filtro solar de forma adequada , de acordo com seu tipo de pele , o uso de cremes clareadores é benéfico e sempre devem ser associados tanto no tratamento quanto na prevenção . Terapias, como peelings superficiais, lasers de baixa potência ou combinações de tratamentos, podem ser eficazes em boa parte dos casos.
A repigmentação após os tratamentos, após sol, é regra, por isso a pessoa tem que estar sempre se prevenindo, usando filtros solares , roupas com filtro solares , ficando na sombra .
Os filtros solares tem que proteger contra todos os tipos de radiações, inclusive a luz visível , de lâmpadas fluorescentes por exemplo, até mesmo o calor pode piorar. Existem alguns suplementos de vitaminas e nutrientes , que apresentam alguns estudos na diminuição das manchas após a exposição solar.
Nos casos de melasma refratário aos tratamentos convencionais , o laser fracionado, tem demonstrando bons resultados quando bem indicado , sendo feito nas estações frias , de 3 a 6 sessões mensais complementando outras terapias.
A promessa atual para o melasma são injeções com ácido tranexâmico, semanais ou quinzenais, que também tem se mostrado eficazes.
Se tiver dúvidas ou perguntas escreva para fernandobezerra.dermato@uol.com.br