sexta-feira, 11 de junho de 2010

Caspa - Dermatite Seborreica

Você tem caspa? Sabe o que é a Caspa?
A caspa é uma das manifestações clínicas da Dermatite Seborreica, a mais visível e a mais constrangedora.
A Dermatite Seborreica é uma inflamação crônica da pele que surge em função de uma predisposição genética. As erupções características da doença ocorrem predominantemente nas áreas de maior produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas, o couro cabeludo, mas também podem ocorrer na região da barba, pálpebras, sobrancelhas e no pavilhão auricular. As características da doença são a produção de oleosidade (seborréia), descamação (caspa) e prurido (coceira)
Quando atingem a pele, as lesões da dermatite seborréica são avermelhadas e com descamação gordurosa. As áreas mais atingidas são a face (principalmente o contorno nasal, supercílios e fronte), e a região torácica.
Sua causa ainda é desconhecida, mas a oleosidade excessiva da pele e um fungo, o Pityrosporum ovale, estão envolvidos no processo. Como acontece com a acne, a maior atividade das glândulas sebáceas ocorre sob a ação dos hormônios androgênicos, por isso, o início dos sintomas da dermatite ocorre geralmente após a puberdade, mas podem ocorrer manifestações da doença também em recém nascidos, devido ao androgênio materno ainda presente.
A dermatite seborréica tem caráter crônico, com tendência a períodos de melhora e de piora, acometendo tanto homens quanto mulheres e é uma das principais queixas nos consultórios dermatológicos. A doença, que não tem cura e sim controle, costuma se agravar no inverno e em situações de fadiga ou estresse emocional.
Para controlá-la podemos usar cremes , loções, xampus a base de cortico-esteróides e antifúngicos. Nos casos mais severos o dermatologista pode lançar mão do uso de medicação via oral. Também oriento os paciente a não ingerir comidas muito gordurosas nem bebidas alcoólicas.
Como o fator emocional tem relação com a gênese da doença, é importante que o paciente também observe seus níveis de stress, e identificando estes fatores, procure maneiras de reduzi-los. A terapia com Laser de Baixa frequência - LED, também tem se mostra eficaz, se associada a outros protocolos
É muito importante as pessoas não se auto-medicarem, se você sofre com os sintomas da dermatite seborreica, procure a orientação de um dermatologista de sua confiança, o tratamento, acompanhado por um especialista nas doenças do cabelo e pele é simples e muito eficiente.