quinta-feira, 24 de junho de 2010

Novidades em Dermatologia

- Doutor, quais são as novidades em Dermatologia?
Várias vezes recebo telefonemas de repórteres, e até mesmo sou inquirido por pacientes, justamente com esta pergunta.
- O que há de novo na Dermatologia, quais são os novos tratamentos que estão sendo utilizados e trazem resultados?
Na realidade, novidades mesmo, surgem muito poucas, pois para um novo medicamento, ou uma nova fórmula, ser criada, testada e aprovada, são necessários muitos anos, o mesmo para um novo aparelho ou um novo protocolo de tratamento.
O que evolui são as técnicas de aplicação, os estudos de casos, a associação de protocolos.
A toxina botulínica (botox) , por exemplo, está em uso há muitos anos, com excelentes resultados, mas constantemente são publicados estudos, apresentados casos, com novos procedimentos de aplicação da toxina, novos "pontos" onde os efeitos podem ser potencializados, maneiras de trabalhar o pós aplicação. Ou seja, a toxina em si não mudou, é o que podemos chamar de tratamento clássico, mas novos estudos, o uso contínuo, trazem aperfeiçoamentos constantes.
Eu gosto muito de ficar a par sempre das novidades, dos desenvolvimentos de minha área, por isto participo constantemtne dos congressos e seminários de minha área, mas eu não me afasto dos tratamentos clássicos.
Além do que, com a prática clínica, o dermatologista vai cada vez mais aperfeiçoando sua técnica, sua sensibilidade, e até mesmo sua percepçao da expectativa dos pacientes.
Apenas para citar o Botox novamente, eu vejo sua aplicação muito mais como um trabalho artístico, um trabalho de ourives, em que a obra de arte - a pessoa - tem que ser única, emocionar sem chocar, e isto, esta filigrana, só a prática me trouxe.
Mas, sempre que tiver novidades vocês vão ficar sabendo neste blog, ok!