quarta-feira, 21 de julho de 2010

Psicodermatoses

Segundo estudos da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), uma parte significativa das causa dos problemas de pele é emocional - como estresse, ansiedade e depressão, que estão diretamennte relacionadas a ocorrências no maior orgão do corpo humano: herpes, psoriase, vitiligo, caspa, alopécia, acne.
Estamos falando de PSICODERMATOSES
O que se entende é que o fator psicológico não é causal, mas sim o fator detonante, o starter para sintomas, em especial em indivííduso que já tem a predisposição a desenvolver estas doenças. pode ser uma demissão no trabalho, separação, perdas, até mesmo um rompimento de um namoro ou o stress causado pela semana de provas ou o vestibular, trata-se de uma  somatização.
Os dermatologistas já aprenderam há muito tempo a perceber, especialmente quando os tratamentos convencionais ão surtem efeito, que é preciso investigar mais a fundo outras questões do paciente, por isso muitas vezes as anamneses levam em conta o meio ambiente do paciente (especialmente quando se estuda  as dermatites de contato). Mas ás vezes o próprio paciente tem dificuladades de expor o que pode ser o fator causal de sua doença, ou memso admitir isto. Que o que ele tem "vem da cabeça dele".
Mas muita gente estranha que seu dermatologista recomende que o paciente procure relaxar e desestressar, e que também pense em procurar um psicologo.
Istonão quer dizer que toda pessoa estressada terá problemas de pele, e nem que todo mundo que tem problema de pele precisa fazer terapia, mas são sempre questões a serem estudadas, tanto pelo médico quanto pelo paciente.
E ai forma-se um círculo vicioso, a pessoa extrassada apresenta sintomas (caspa por exemplo) e ai fica mais extressada por que tem caspa. Um bom médico temque ajudar o paciente a procurar todas as possibilidades. Se você achar que sofre de alguma psicodermatose, fale com seu dermatologista e conte o que pode estar influenciando seu problema de pele.