terça-feira, 17 de agosto de 2010

DERMATOLOGIA & LASER para REJUVENESCIMENTO

Antigamente, quando pensávamos em LASER, a associação que se fazia sempre era com filmes de ficção científica, onde as “armas laser” faziam grandes estragos. Na realidade as “armas LASER” realmente existem, e ao invés de fazer grandes estragos, ela tem trazido mais e mais benefícios, especialmente na área médica.

Na área dos cuidados com a pele, existem várias possibilidades para aplicação do LASER, no rejuvenescimento facial com a eliminação de manchas, na eliminação de pêlos indesejáveis e em outros cuidados.

Mas, como se trata de uma coisa nova, que poucas pessoas usaram, ainda surgem muitas dúvidas, muitas perguntas, reuni algumas das perguntas que freqüentemente ouço sobre a utilização do LASER para o rejuvenescimento da pele.

Para que tipos de tratamento ele pode ser utilizado?
O LASER pode agir em dois níveis de pele, profundo e superficial. Na aplicação superficial conseguimos um melhora significativa nas sardas, manchas e melanoses, especialmente aquelas advindas da exposição aos raios solares. Além disto podemos tratar pequenos vasos na região do nariz e do rosto, conhecidos como rosáceas e até mesmo áreas vascularizadas extensas (manchas avermelhadas).
Na aplicação profunda o LASER estimula o colágeno ao transmitir calor para as camadas profundas da pele, com isto conseguimos uma redução nas irregularidades como rugas, cicatrizes de acne e outras marcas.

O LASER só serve para o rosto?
Não, as aplicações de LASER para rejuvenescimento podem beneficiar outras áreas de nossa pele, muita gente usa para reduzir os sinais de idade, as manchas, das mãos, pescoço e colo, especialmente aqueles que abusaram muito do sol sem protetor solar (bronca do médico dermatologista!).
Existem também aparelhos para redução de medidas e reshape corporal, como  velashape

 
Porque o LASER? Não dá para usar outros métodos?
Existem outros métodos para se tratar alguns destes problemas da pele, e nem sempre o LASER é a indicação mais adequada para você, por isto é muito importante que você consulte um Dermatologista de sua confiança, só ele poderá lhe dar a melhor indicação de tratamento.
Na realidade o sucesso do LASER se deve ao fato de se tratar de uma solução segura e não invasiva, que pode ser programada para cada tipo de pele e cada problema, por isto sua versatilidade. Além disto, nenhum outro tratamento consegue resultados tão rápidos quanto o LASER.
Como é o tratamento? É doloroso? É muito demorado?
Cada sessão de LASER dura entre 20 e 30 minutos. Primeiro é necessário fazer a proteção de áreas que não devem ser atingidas, tais como sobrancelhas, cobrindo estas áreas, assim como você deverá utilizar óculos de proteção. Na hora do tratamento um gel é aplicado sobre a área a ser tratada e a única parte que vai encostar em seu rosto é o cristal do aplicador.
Cada pulso de luz disparada assemelhasse a um pequeno beliscão, que pode provocar um leve ardor, um creme anestésico pode ser usado, mas raramente se faz necessário.
Já na primeira sessão os resultados são visíveis, mas melhores e mais prolongados resultados são obtidos com uma série de sessões. Ao final da sessão você poderá retornar á suas atividades normalmente.

Mas porque são necessárias várias sessões?
A indicação de várias sessões só pode ser feita pelo seu médico, muitas vezes definidas com base nos resultados que o paciente quer obter, e nas suas queixas. Mas a eficácia, especialmente no fechamento dos poros e na maciez da pele, já são visíveis desde a primeira sessão.
Todo LASER é igual?
Não, existem vários tipos de LASER com diferentes aplicações, o LASER utilizado para o tratamento da pele é o IPL (Luz Intensa Pulsada, no Original em Inglês), já o LASER utilizado para depilação, por exemplo, é outro. O IPL é configurado para agir especialmente sobre as imperfeições avermelhadas provenientes de vasos sanguíneos rompidos e sobre as manchas marrons de pigmentos, provenientes de danos solares.

A aplicação de LASER é muito cara?
Por ser uma avançada tecnologia e ser manuseada obrigatoriamente por um profissional médico a aplicação de LASER tem um custo maior que alguns tratamentos estéticos. Mas se você fizer uma equação utilizando a eficácia do tratamento, sua rapidez e seus resultados finais como parâmetros, tendo como resultado seu bem estar, este custo adquire outros valores.

Se tiver mais duvidas, por favor me mande sua pergunta no email fernandobezerra.dermato@uol.com.br