quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Fazer a barba sem irritar a pele

Por razões estéticas ou profissionais, a maioria dos homens tem de barbear-se constantemente. Mas com certeza nenhum homem faz um curso na adolescência de como fazer a barba sem trazer consequências para a pele, vamos aprendendo empiricamente, mas sempre podemos melhorar a maneira como fazemos as coisas não é?
Se você é mâe ou pai, que tal orientar seu filho quando ele iniciar a fazer a barba? A pele dele vai agradecer, especialmente porque este período coincide com a fase dos cravos e espinhas.
Se você é mulher e costuma depilar-se com lâminas, as orientações são as mesmas, por isto lembre de orientar sua filha também.

 Veja algumas orientações ao barbear-se:

Aqueça a pele.
Com a pele do rosto aquecida, os poros se abrem, facilitando o barbear, por isto um bom momento para barbear-se é logo após o banho. Ou então lave o rosto com água quente.

O rosto deve estar limpo
É importante lavar o rosto antes de barbear-se, mesmo que não seja com água quente como recomendei, pois ao fazer a barba inevitavelmente vão acontecer lesões (cortes) na pele, mesmoque imperceptiveis estes cortes podem ser a porta de acesso de bactérias.

Use cremes de barbear.
Eles ajudam a lâmina a deslizar com mais facilidade, diminuindo o atrito, além do que vários tem substâncias adstringentes e emolientes, que realmente portegem a pele e facilitam o barbear.

Barbear sempre no sentido do pêlo.
Como homem eu sei que escanhoar (barbear no sentido contrário do pêlo) é muito mais eficaz e a barba até demora mais para crescer de novo, mas eu também sei que a possibilidade de lesões (especialmente as imperceptíveis) é muito maior, área aberta para as infecções. O agravante é que justamente os homens que tem barba mais cerrada, com pêlos mais duros, é que acabam optando por este meio, e provocando mais lesões, foliculite, irritações...
Lembre também que a barba no queixo, no pescoço, é diferente, e ás vezes cresce num sentido diferente.

Feche os poros!
Assim que terminar lave o rosto com água fria, ou apenas coloque uma toalha molhada, isto diminui a vermelhidão, reduz a vasodilatação e fecha os poros dos pêlos que foram arrancados, Você também pode usar loções com substâncias calmantes, mas evite as substâncias com alta concentração de alcool, pois podem irritar a pele.

Epilação Laser
Mas existe o grupo daqueles que preferem simplesmente eliminar o problema, definitivamente, com sessões de laser para epilação, para redução ou eliminação dos pelos facias. Uma solução que a cada dia se torna mais popular. Mas que também exige cuidados no procedimento e no pós procedimento.
Para os que tem barba cerrada e dura esta é uma alternativa, pois com o tempo a pele do rosto, com o atrito do barbear constante, acaba escurecendo, tal qual como acontece com a axila quando a mulher depila constantemente.
Seja qual for seu motivo e necessidade, siga estas regras e cuide da sua pele , o atrito constante pode provocar o envelhecimento da pele e até mesmo flacidez, por isto é importante cuidar sempre.