sábado, 25 de setembro de 2010

Rejuvenescimento com laser

Rejuvenescer , atrasar o relógio, este é o desejo de muitas pessoas, especialmente porque o tempo muito vezes não é nosso melhor amigo e cobra certo preço, até mesmo interferindo na auto-estima e no bem estar das pessoas.

Por sorte, a medicina, e a dermatologia em particular, tem se sensibilizado com este sentimento das pessoas e tem desenvolvido muitas alternativas.
Neste sentido, o rejuvenescimento não ablativo, que não necessita que sejam feitos cortes ou acompanhamentos pós operatórios, e que utilizam a tecnologia de diversos tipos de aparelhos, genericamente denominados de LASER’s, não são mais novidade.
No inicio os aparelhos eram menos controlados e mais agressivos, chegavam a queimar grandes áreas, na busca da renovação da pele, a força do aparelho não respeitava a epiderme e o tempo de recuperação era grande, se comparado ao que podemos fazer hoje em dia. Os novos equipamentos lesam minimamente a epiderme e muitas vezes agem apenas do colágeno, na derme, possibilitando que a pessoa que faz o tratamento retome suas atividades normais imediatamente.
Os aparelhos de luz pulsada também não são novidade. A luz pulsada é um tipo de luz onde se coloca um filtro e a partir daí tenta-se simular um laser , agindo na melanina, nos vasos e no colágeno da pele. E também entram nesta categoria os novos aparelhos de ultra som, de radiofrequência, e outros.
A outra característica de se lançar mão deste tipo de protocolo, é que o rejuvenescimento, por ser mais gradual, é percebido aos poucos, progressivamente atrasando o relógio, dando tempo de você se reconhecer neste progresso, sem mudanças abruptas de auto imagem.
Um dos últimos desenvolvimentos é o LASER FRACIONADO, que na realidade é um laser mais ablativo, porém muito mais controlado, tão focado que sua aplicação gera pequenas áreas perfeitamente delimitadas na pele, poupando as outras áreas da epiderme.
Este foco dirigido promove uma coagulação nesta área delimitada, que será estimula reduzir manchas ou melhorar a textura geral, com resultados bastante evidentes.
O laser fracionado pode ser aplicado na face, no pescoço, colo, braços e mãos. A aplicação é pouco dolorosa e é indicada para rejuvenescimento e cicatrizes de maneira geral, mas também em casos de manchas resistentes a outros tratamentos.
O importante é que você procure um médico especialista, e junto com ele, a partir das suas solicitações e das possibilidades, tracem o melhor protocolo de tratamento.