domingo, 17 de outubro de 2010

Acne na adolescência - Marcas para a vida toda

A revista VEJA desta semana, traz nas páginas 166 e 167, uma matéria com o título MARCAS QUE FEREM,  falando sobre a acne, em especial sobre os efeitos da acne na auto-estima dos jovens. Este é um assunto que preocupa bastante os dermatologistas e eu mesmo já tive oportunidade de publicar alguns textos sobre o tema, inclusive um, chamado Acne e Auto-estima, que foi reproduzido em diversos sites e blogs.
O texto é um alerta aos educadores e pais, sobre a importância e as consequências de um descaso quando nossos jovens são acometidos pela ACNE, em especial com relação ás marcas de acne, cicatrizes e manchas, que irão perdurar por toda a vida da pessoa.
A acne acomete 9 entre cada dez meninos e 8 em cada 10 meninas, e na pesquisa divulgada pela psiquiatra Eva Ritvo, ficou claro que normalmente os jovens com este problema são percebidos de forma diferente dos outros jovens, como mais tímidos, menos felizes e até menos inteligentes.
Outros estudos dizem que poucos jovens procuram ajuda se não são estimulados pelos pais e professores, por não darem muito valor a esta fase,  que começa por volta dos 10 anos de idade e pode passar dos 20 anos.
Os tratamentos disponíveis são muitos, e mesmo os casos de acne severa, com os avanços, podem ser tratados com excelentes resultados. Procure o quanto antes ajuda, não deixe que as marcas fiquem para sempre.

Se tiver dúvidas, escreva para fernandobezerra.dermato@uol.com.br