sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A maquiagem usada como proteção no Egito Antigo.

Esta é uma curiosidade interessante.
Em artigo publicado na revista Analytical Chemistry no ano passado, cientistas do Centro de Pesquisa dos Museus de Paris, analisando amostras de potes usados para guardar maquiagem datados de 4 mil anos, encontraram quatro diferentes substancias a base de chumbo.
O chumbo, comumente considerado tóxico ao nosso organismo, pode ter efeitos positivos em concentrações muito baixas, pois podem aumentar em até 240% a produção de óxido nítrico, que ativa o sistema imunológico, o que era extremamente benéfico numa época em que não existiam os antibióticos.
O mais incrível é que dois dos derivados do chumbo não são encontrados na natureza, ou seja, foram preparados especialmente para maquiagens pelos egípicios.
Por isto é que vemos, nos afrescos e pinturas da época, tanto homens quanto mulheres, de diversas classes sociais, retratados com pinturas nos olhos, que além de um sentido ritualístico, também tinham um sentido do ponto de vista de saúde.
Outro fato  que corrobora a difusão do uso de maquiagem por todas as classes sociais, é a comprovação que os operários das pirâmides inclusive, recebiam cosméticos como parte de sua "cesta básica", junto com os pagamentos. Interessante não?