segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Bronzeamento sem sol

Apesar de conhecermos os males causados pela exposição excessiva ao raios solares, muitas pessoas não abrem mão de ter uma pele bronzeada, que consideram sinal de saúde. Mas como conseguir um bronzeado sem os riscos da exposição solar?
As câmaras de bronzeamento não são uma solução, pois elas estão proibidas pela ANVISA, uma vez que as lâmpadas UVA são tão prejudiciais a pele quanto o excesso de sol.
Uma alternativa são os cremes e loções AUTOBRONZEADORAS, que tem em sua composição a DHA (diidroxiacetona) e a Eritrulose, que reagem com os açucares e proteínas da epiderme, mimetizando um efeito de pele bronzeada.
Estes autobronzeadores num primeiro momento foram rejeitados pelas pessoas, pois deixavam na pele um tom alaranjado pouco natural, eram dificieis de espalhar e ainda manchavam as mãos na aplicação, mas ao que parece a indústria de cosméticos acertou a concentração dos produtos e o veiculo, fazendo com que a aplicação seja mais tranquila.
Alem dos autobronzeadores, existem também versões de hidratantes com uma menor concentração de ativos, a cor demora um pouco mais a aparecer, o processo é mais gradual (com um auto bronzeador a cor aparece no mesmo dia), e pode ser mais controlado.
Do ponto de vista dermatológico a utilização dos autobronzeadores (inlcusive aqueles feitos por clinicas de estética) não tem nenhuma contra-indicação. Apenas fica a sugestão de primeiramente aplicar um pouco da substância em uma área sensível do corpo (parte interna do braço por exemplo) para verificar se nao ocorre nenhuma reação alérgica.
IMPORTANTE - pele bronzeada, artificialmente ou não, náo significa que a pele está protegida do sol! Use protetor solar sempre!