sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

5 de fevereiro, Dia do Dermatologista

Hoje é dia de dar parabens ao seu dermatologista! Dia 5 de fevereiro é o Dia do Dermatologista (18 de outubro é o Dia do Médico)
Mas você sabe do que trata a dermatologia e como se forma um dermatologista?
A Dermatologia é uma especialidade médica clínico–cirúrgico, que cuida da pele, cabelos, unhas e boca. Acompanha todas as mudanças dessas estruturas que ocorrem durante a vida. O dermatologista cuida não só da saúde da pele, mas também da sua beleza.
Tem um papel fundamental na Saúde Pública, pois atua em inúmeras doenças, como hanseníase, câncer de pele e doenças sexualmente transmissíveis. Algumas alterações da pele são indícios de doenças graves e o dermatologista tem condições de fazer o diagnóstico correto.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com 5.376 associados, é a segunda maior sociedade dermatológica do mundo. É a única instituição dermatológica reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB).
Fundada há 95 anos, em 5 de fevereiro de 1912, tem como objetivo promover o estudo, ensino e pesquisa na dermatologia e áreas afins.
A COSMIATRIA é o braço da Dermatologia que trata e previne cicatrizes, manchas e envelhecimento.
Inclui tratamentos tópicos como proteção solar, hidratação e clareamento e procedimentos como peelings químicos e cirúrgicos, preenchimento de rugas e injeções de toxina botulínica.
Para obter o Título de Especialista em Dermatologia, concedido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associação Médica Brasileira, um médico que terminou a sua graduação, atualmente necessita: cumprir no mínimo três anos de especialização (Residência ou Estágio equivalente em Dermatologia) e ser aprovado em rigoroso exame anual promovido conjuntamente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e a Associação Médica Brasileira.
Após a obtenção do Título de Especialista em Dermatologia, o profissional passa a integrar o sistema de Educação Médica Continuada em Dermatologia (EMC-D) da SBD. A EMC-D promove cursos de atualização científica. O médico que participa, recebe a cada cinco anos um Certificado de Atualização da Sociedade Brasileira de Dermatologia.