domingo, 22 de maio de 2011

Psicodermatoses

Na publicação oficial da SBD Rio de Janeiro, denominado RIODERMATOLÓGICO, do primeiro trimestre deste ano, a Dra. Márcia S. Senra, coordenadora do departamento de psicodermatologia, publicou um interessante texto com uma reflexão sobre as Psicodermatoses, tomando com pano de fundo o filme CISNE NEGRO, estrelado pela atriz ganhdora do Oscar, Nathalie Portman.
Achei a relfexão tão interessante que tomei a liberdade de transcrever o texto da publicação:

"CISNE NEGRO: Diagnóstico de uma Psicodermatose

Cisne Negro, o filme , trouxe para nós, dermatologistas, a oportunidade de discutir a interface de psiquiatria e dermatologista . Para quem ainda não viu o drama protagonizado por Natalie Portman (Oscar de melhor atriz 2011 ), trata- se da busca obsessiva de uma bailarina clássica pela perfeição. Á medida que o personagem avança em direção a essa meta, os limites entre realidade e alucinação vão se acentuando e levando – platéia e protagonista – a sensações dolorosamente perturbadoras, Nina, a linda bailarina, dona de uma técnica perfeita, sofre na pele, literal e metaforicamente, os efeitos da relação traumática com uma mãe psicotizante.
Podemos supor que o trauma sofrido pelas personagem decorre de uma ruptura precoce na infância, e a pele, com órgão vital de comunicação , registra a patologia psiquiátrica.
Na infância, a negligência e os abusos estão associados a sérias morbidades na vida adulta.
Depressão, patologias de imagem corporal, e tendência a auto injurias nos estados dissociativos, são freqüentes em adultos que apresentam estresse pós trauma, Há nesses pacientes: perda de memória, dificuldade de controle do corpo, por exemplo, todos estados inconscientes de dissociação entre corpo e mente, cuja função é a de bloquear a lembrança da situação causadora do trauma.
Não obstante, o mesmo evento estressor, dependendo da personalidade, do individuo, pode produzir resultados muito diferentes. Em outros termos, a mesma semente pode germinar ou não em tipos de solo distintos
Podemos pensar que, naquela companhia de balé, para voltarmos às questões levantadas pelo filme, nem todos os bailarinos, embora submetidos às mesmas condições estressoras, venham a desenvolver alguma doença psiquiátrica
Vale lembrar que nas psicodermatoses, as automutilações são transtornos psiquiátricos primários, ou seja , as lesões são auto-provocadas pela condição mental . A pele, como órgão de superfície, tem um papel simbólico importantíssimo.
O dermatologista recebe o paciente com transtornos de personalidade por causa das lesões na pele, seja pela autoinjùria ou automanipulção , que são critérios do diagnostico do transtorno
Ninguém - e ai se explica a mobilização em torno do Cisne Negro, quer dizer, pelo drama exposto no filme  – fica imune à ocorrência da automutilação .
Quem valoriza o ser humano, como qualquer médico consciente. Vai se compadecer do sofrimento psíquico do paciente que se automutila
Muitas vezes, o suicídio è o desfecho dessas morbidades, pois os portadores de transtornos de personalidade, são freqüentemente vitimas de um atendimento em hospitais e clinicas que discrimina a condição de doença psiquiatria , e também são vitimas de uma rejeição por parte da sociedade.Ou,  ainda, vitimas de sím mesmos.
Ao final do filme o cisne negro liberta-se do próprio corpo, saltando para a morte. Não há mais dor, medo, rejeição, pressões. É a idéia da morte como libertação, como solução
Hoje, a alta competitividade pode levar nossas crianças velozmente ao encontro de uma sensação de inadequação, de derrota, de baixa autoestima . Devemos estar atentos ao precoce estabelecimento de metas a cumprir. A liberdade dada a nossas crianças resultara em performances mais equilibradas, em vidas vividas de forma mais imperfeita ,mas com um índice de felicidade mais alto.
Cabe ao mèdico em nossa perspectiva , ser o protetor do indivíduo portador de psicodermatoses
O diagnostico preciso, tanto quanto a atenção dispensada ao paciente,revelam uma postura acolhedora, responsável pelo manejo mais eficaz dos casos que exigem delicadeza, comprometimento, além da competência medica especializa."