sexta-feira, 30 de setembro de 2011

DERMATITE ATÓPICA

Dermatite atópica é uma doença crônica e não contagiosa que causa inflamações na pele. É muito comum causar coceira e eczema (lesões) em diferentes partes do corpo. Mais importante ainda: Dermatite atópica é uma doença tratável.
Nas crianças menores  as lesões são mais avermelhadas e estão localizadas na face, tronco e superfícies externas dos braços e pernas. Já os  adultos têm complicações nas dobras do corpo, como pescoço, dobras do cotovelo e atrás do joelho e, quanto mais as pessoas coça a região afetada, mais o quadro piora.
A dermatite atópica pode surgir em qualquer idade. Mas é mais comum ter início em bebês entre 3 e 6 meses de idade, mas qualquer um pode ter, 10% a 15% da população desenvolve a doença em alguma fase da vida. Pessoas com histórico familiar são mais propensas a desenvolver a doença
A dermatite pode ser controlada. E, conforme o passar dos anos, seus sintomas podem diminuir consideravelmente. Mas, para isso, você deve seguir as recomendações de seu dermatologista. A pele seca em geral pode favorecer a piora da doença, por isso a importância na hidratação da pele. O uso de um bom hidratante permite a restauração da função da barreira da pele , auxilia na redução das sensações de coceira e irritação, além de ajudar na proteção com relação aos riscos de superinfecção.
O portador de dermatite deve caprichar na hidratação, aplicar hidratante imediatamente depois do banho para facilitar sua “absorção”, reaplicar o hidratante ao menos duas vezes ao dia, e tomando especial cuidado em passar o hidratante nas zonas de pele seca e em zonas de dermatite que estão melhorando
Quem tem dermatite deve ficar atento na hora do banho para não agredir a pele atópica, evitando o contato prolongado da pele com a água, optando por um banho com ducha morna, em temperatura inferior 35C, já que a áqua quente pode irritar e ressecar a pele já sensível. Após o banho a pessoa deve secar a pele cuidadosamente sem esfregar.
Também é importante que a pessoa use os produtos recomendados por seu médico
Tome cuidado! Quem tem dermatite atópica deve tomar algumas precauções. Sabonetes abrasivos ou com fragrância devem ser evitados, assim como buchas e loções tônicas com álcool.
Exposição ao sol, vento, frio e mudanças bruscas de temperatura deixam a pele menos hidratadas. Comer frutas, verduras e legumes, além de ingerir muita água também é importante.

Se você desconfia que seu filho tenha dermatite atópica procure o quanto antes um dermatologista de sua confiança, assim que apresentar sintomas, como coceira e desconforto, leve o bebê a um especialista para o diagnostico, mas não se alarme desnecessariamete, nem tudo que fica vermelho e coça é dermatite atópica. Você não pode se esquecer de hidratar a pele do bebê com produtos orientados pelo médico e evitar banhos quentes e longos. A roupinha da criança deve ser algodão.
O tratamento vai depender do grau da doença.

Mas os pacientes com dermatite atópica podem gozar de uma boa qualidade de vida, sem grandes iterferencias da doença, mas cuide-se sempre e procure um dermatologista rapido!