segunda-feira, 7 de abril de 2008

Balanço do vigésimo congresso da SBCD
No ultimo final de semana participei do 20o. Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, com uma intensa programação científica, com muitas atualidades no campo da cosmiatria e na cirurgia de tumores de pele.
Tivemos o prazer de conhecer o Dr. Jeffrey Klein, Dermatologista Americano que inventou a lipoaspiração considerada a mais segura do mundo, a lipoaspiração tumescente, técnica indicada para gordura localizada, que até hoje não registrou nenhum caso de morte em mais de 500 mil procedimentos realizados em todo o mundo. Para se ter uma idéia, a cada 5 mil lipoaspirações tradicionais a estatística mundial registra uma morte
Falou-se bastante sobre a abordagem atual dos cânceres de pele, a abordagem oncológica, com as diretrizes da abordagem do melanoma cutâneo, como a difícil decisão da abordagem dos linfônodos de drenagem do tumor, que é tão polêmica , que ajudou a clarificar muito os conhecimentos de todos sem dúvida.
As técnicas de rejuvenscimento facial tiveram grande destaque, com propostas combinando aplicações de toxina botulínica e uso de dermo-preenchedores, lasers não ablativos que trabalham de maneira fracionada e o calor da radiofrequência - emitindo radiação e aquecendo a derme, acarretando uma melhora da flacidez , o rejuvenescimento.
É conclusivo! Atualmente a melhor indicação de uso de filtros solares é acima de cinquenta, porque diminui o dano a célula da pele.
Fiquei satisfeito com novos trabalhos utilizando a Carboxiterapia, da qual eu sou um entusiasta, com aplicações na flacides, pricipalmente do pescoço, mas também dos braços e interno de coxas. Atualmente tem se estabelecido cada vez mais combinações de técnicas minimamente invasivas no combate ao envelhecimento cutâneo e o uso de cremes cada vez mais potentes e uso oral de anti oxidantes.