quarta-feira, 30 de abril de 2008

Pele lisinha em poucos minutos*
Entre as novidades em cremes para depilação, uma opção são os que dissolvem os pelos. Saiba como estes produto agem na sua peleSimone Tinti
Para quem não tem tempo de ir à depiladora, há opções em géis, cremes, musses e até sprays para se livrar dos pelos em casa. Em meio às novidades, alguns deles prometem dissolver os pelos em poucos minutos. Mas será que eles podem ser usados com freqüência?
Como explica o dermatologista Fernando Bezerra, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, os produtos que dissolvem os pelos lesam apenas a haste. Ou seja, não agem profundamente na pele e, assim, não oferecem riscos às mulheres. “O que pode ocorrer, em alguns casos, é apenas uma leve irritação local, principalmente na região do buço”. Para aliviar o incômodo, o dermatologista recomenda a utilização de cremes pós-depilatórios à base de camomila, hamamélis ou alantoína, manipulados com receita médica.
Para todos os métodos escolhidos é fundamental testar o produto antes de usá-lo em pequenas áreas e não se expor diretamente ao sol até duas ou três semanas após a depilação. Esfoliar a pele dias antes também pode gerar resultados mais satisfatórios.
Para as grávidas
A restrição durante a gestação, de acordo com Fernando Bezerra, estaria apenas nos produtos com amônia na composição. Na dúvida, o mais indicado é utilizar a tradicional lâmina. “Neste caso, para evitar que a pele fique irritada, recomendo que a depilação seja feita durante o banho, pois o vapor facilita a retirada dos pelos”, diz. Se mesmo assim a mulher tiver alergia, a solução é utilizar cremes calmantes para a pele. Já durante a amamentação, o dermatologista não vê restrições. “É preciso apenas ter mais cuidado com a região dos seios e das axilas”.
Matéria escrita pela jornalista Simone Tinti, originalmente publicada no site da revista CRESCER