quarta-feira, 10 de março de 2010

Dia da noiva.

É muito comum que eu seja procurado por noivas, mulheres que vão se casar, e que querem realizar alguns procedimentos para estarem mais bonitas na época do evento, e sei que isto também acontece com outros dermatologistas.
A questão é que por falta de planejamento, ou de conhecimento, isto acontece normalmente em datas muito próximas da cerimônia, pois elas entendem que uma aplicação de botox e um peeling já ajudam e são suficientes.
Existem tratamentos que para atingirem seus melhores resultados precisam ser iniciados com antecedência, como sessões de peelings, tratamentos com LASER, bioestimulação e até mesmo aplicações de toxina botulínica, precisam de um tempo para trazerem resultados. Além disto, nos meses que antecedem a cerimônia o casal visita muitas pessoas para entregar os convites, parentes que nem mesmo conhece, recebe pessoas em casa, conversa com dezenas de pessoas que a estão ajudando a organizar a festa, situações em que não poderia usar muita maquiagem, e mesmo no casamento, pois a elegância dos dias atuais não combina mais com pesadas maquiagens, que serviam para corrigir as imperfeições no rosto das noivas.

E esta programação e antecipação dos tratamentos pode também ser estendida ao noivo, porque não?



PROTOCOLO T+12 (Entre 6 meses e 1 ano antes da cerimônia)

È o momento de procurar um dermatologista de sua confiança e fazer uma avaliação completa, examinando as questões que a noiva pretende resolver, bem como discutir os protocolos de tratamento que podem ser aplicados
Se a noiva tiver algum problema de pele, alergia, acne, descamação, esta deve ser a primeira questão a ser resolvida, a maioria dos tratamentos que melhoram a pele não podem feitos em peles acneicas ou agredidas por problemas.
Em alguns casos o simples controle da acne, lançando mão inclusive de medicamentos de uso oral como a isotritinioina, já resolvem grande parte dos problemas que afligem a noiva.
Mas supondo que a pele da noiva esteja saudável, podemos lançar mão de um protocolo que resolva outras questões, celulite e flacidez, por exemplo, e até mesmo manchas de pele.
Se as manchas de pele, especialmente no rosto, forem muitas, já lançaria mão de um protocolo com aplicação do laser Quantum, pois são necessárias ao menos 5 sessões mensais para alcançar bons resultados, além do tempo de recuperação total da pele.
Se a noiva optar por um modelo de vestido que deixe as costas á mostra, e ela também tiver manchas nas costas, ela também pode estudar a possibilidade de um protocolo de tratamento para reduzir as manchas.
No caso das noivas que estão um pouco acima do peso, eu sempre peço que a nutricionista da clínica elabore um projeto de reeducação alimentar, lançando mão de alimentos funcionais, pois estes resultados são a longo prazo. Além desta reeducação, eu sugiro uma rotina de exercícios incluindo o Pilates, que tem baixo impacto e propriedades anti-stress, além da utilização da plataforma vibratória Power Plate.
O tratamento de gorduras localizadas, utilizando terapias corporais e o laser ACCENT PRO, por exemplo, também vai trazer excelentes resultados no período
Podemos programar sessões com o Laser TITAN para corrigir linhas de mandibula e estimular o colágeno facial.
Se a questão a ser atacada for celulite ou estrias, podemos montar um protocolo que inclua o ultrassom MANTHUS, intradermoterapia, Carboxiterapia, drenagens linfática e massagens modeladoras. Coadjovantes também no combate ao stress do período.



PROTOCOLO T+1 (1 mês antes do casamento)

Devem ser supensos os tratamentos que exijam a regeneração mais profunda da pele e tratamentos invasivos que possam evitar hematomas é o momento de se pensar em aplicação de toxina botulinica para corrigir rugas e expressões, acentuando contornos. se exsitem sulcos acentuados vamos lançar mão de preenchedores de ácido hilauronico, que terão tempo de agir e formar novos contornos, hidratante injetáveis podem regenerar o viço da pele
O peeling de cristal pode anida ser utilizado,pois a regeneração da pele ainda é possível.
Na área de estética facial,a noiva deve procurar fazer uma limpeza de pele e uma boa hidratação facial
Na área corporal, se a noiva só procurou acompanhamento 1 mês antes da cerimônia, pode ser montado um protocolo com Manthus e Drenagem Linfática, para reduzir a gordura localizada e perda de medidas.
Se a noiva estiver com receio de dar “tchau” por conta das gordurinhas sob o braço, sugiro 2 sessões do Laser ACCENT PRO, que tem propriedades firmadoras quase imediatas.
Se sua pele do rosto já esta boa,uma sessão do Laser TITAN, duas semanas antes da cerimônia, vai ajudar a acentuar seus traços do queixo e pescoço.

Como já disse, não VAMOS ESQUECER DOS NOIVOS! Eles também podem se beneficiar destas terapias para ter um aspecto mais jovial e saudável. A noiva pode dar de presente ao noivo uma sessão de peeling de cristal ou até mesmo a aplicação de toxina botulinica para atenuar rugas de expressão, limpeza de pele e hidratação facial também devem ser indicadas aos noivos.



PROTOCOLO ONE WEEK (1 semana antes da cerimônia)

Calma, não é hora de desespero! Mas não use nenhum procedimento injetável para evitar hematomas.
Você pode fazer um peeling de cristal suave, para reavivar sua pele.
Também é hora de uma limpeza de pele e uma boa hidratação facial, promovendo um suave lifting.
Marque 2 sessões de drenagem linfática nesta semana para colocar seus liquidos em ordem
Marque uma massagem relaxante, com óleos essencias, dois dias antes da cerimônia, você vai passar flutuando pelos proximos dias

PARA OS NOIVOS agende uma sessão de limpeza de pele e uma boa massagem relaxante! Eles merecem e, mesmo que não demonstrem, devem estar mais nervosos que a noiva!

Lembrando que estes protocolos podem ser traçados de acordo como tempo que cada pessoa tem e a data em que vai precisar dos resultados, mas só podem ser estabelecidos a partir de uma avaliaçao criteriosa e acompanhamento de um dermatologista de sua confiança.

Lembre também que os resultados vão se perpetuar muitos meses depois da cerimônia, especialmente se for feito o acompanhamento semestral, o que justifica o tempo e dinheiro que vai ser investido.
Se tiver mais dúvidas ou sugestões escreva para fernandobezerra.dermato@uol.com.br ou acesse a coluna da direita, que tem o índice das matérias já publicadas.