quinta-feira, 11 de março de 2010

Ruivos sentem mais dor



Uma pesquisa publicada no Jornal da Associação Americana de Dentistas demonstrou que as pessoas com cabelos ruivos sentem mais dor e necessitam de doses maiores de anestésicos, sendo inclusive resitentes a bloqueadores de dor, tais como Novocaina.
Estudos mostraram que as pessoas ruivas possuem uma mutação no gene MC1R (melanocortin-1 receptor), esta mutação faz com que produzam uma substancia chamada feomelanina, ao inves da melanina das pessoas loiras ou de cabelos escuros, substancia esta que lhes confere o cabelo "vermelho" e a pele sardenta.
Este gene esta associado a uma familia de genes de recepção de dor, e esta mutação parece influenciar na sensibilidade do corpo para a dor.
A pesquisa iniciou-se a partir da observação dos dentistas de que as pessoas ruivas procuravma menos os consultórios dentários, pois elas institntivamente exitam mais em procurar os dentistas em função do seu limiar de dor ser menor. Interessante não? Isto pode ser uma boa orientação tanto para as pessoas ruivas, quanto para os dermatologistas que as atendem.

Clique no título do post para ler a matéria original do NYTIME