quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Porque proteger as crianças do sol?

Se o sol é comprovadamente fator de aparecimento de manchas, da aceleração do processo de envelhecimento e de eventuais problemas com o desenvolvimento de melasmas e melanomas, quando é a época certa de começar a prevenção? A partir de que idade devemos proteger as crianças do sol em excesso?
Resposta: Como diriam os antigos...desde a mais tenra idade!
A proteção solar deve ser feita desde a infância. Uma grande parte da exposição solar cumulativa acontece antes dos 18 anos, pois o comportamento das crianças e adolescente facilita a exposição execessiva ao sol e, consequentemente, as queimaduras solares e outros problemas.
As crianças de pele clara e sensível ao sol, quando sofrem queimaduras, têm elevada probabilidade de apresentar câncer de pele na idade adulta. Todas as crianças devem evitar a exposição solar entre 10 e 16  horas. Sempre que possível, proteja-as com roupas, chapéus/ bonés e óculos escuros com proteção UV. Use um protetor solar de amplo espectro, hipoalergênico, de preferência na forma de gel creme, que não irrita a pele e é fácil de aplicar.
O FPS para os raios UVB deve ser de, no mínimo , 30 e com proteção UVA. Aplique uma camada generosa, diariamente, nas áreas que ficarão expostas ao sol. É recomendável aplicar o filtro solar de 15 a 30 minutos antes de se expor ao sol. A primeira reaplicação do filtro solar deve ser feita, nas áreas expostas, após 30 minutos de exposição solar.
Na praia ou piscina, reaplique o protetor solar a cada 2 horas e sempre que a criança tiver transpirado ou nadado, afinal de contas as atividades ao ar livre, exercícios e sol na medida certa são necessários para um desenvolvimento saudável, o importante é evitar a exposição excessiva dos bebês e crianças ás radiações solares.
A pele dos bebês, como é bem fácil de perceber, é bastante sensível ao sol e mais suscetível á ação dos raios solares do tipo UVB e UVA, podendo sofrer danos no DNA e queimaduras com maior facilidade, portanto procure mantê-los sempre á sombra antes dos seis meses de idade
Cuide da pele de seus filhos, introduza-os a habitos de proteção e cuidados, eles com certeza vão agradecer.





domingo, 21 de agosto de 2011

TRICOTILOMANIA

Muitas vezes na clínica médica, e na Dermatologia, o médico se depara com sintomas ou questões que fogem do que se imaginaria como a questão inicial, a tricotilomania é um quadro de rarefação de cabelos e pêlos que num primeiro momento pode ser confundido com sintomas de stress ou outras questões.
A tricotilomania caracteriza-se pelo ato da pessoa puxar de forma recorrente os próprios pêlos ou cabelos por prazer, satisfação ou alívio de tensão, gerando áreas perceptíveis. Os locais onde os pêlos ou cabelos são arrancados podem compreender qualquer região do corpo (couro cabeludo, cílios, sobrancelhas, região púbica, períneo, axila e abdômen), sendo os pontos mais comuns o couro cabeludo, sobrancelhas e cílios.
Circunstâncias estressantes frequentemente aumentam esse comportamento, mas ele também ocorre em momentos de relaxamento, quando a pessoa está assistindo televisão ou lendo. Na realidade a tricotilomania nã é um quadro dermatológico, mas um quadro com diagnóstico psiquiatrico, o que poderiamos chamar de psicodermatose, inserido no DSM-IV-R (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais)
As principais caracteristicas do quadro são o comportamento recorrente, com perda de cabelo e pelos perceptivel, a sensação de tensão crescente, imediatamente antes de arrancar os cabelos ou quando a pessoa  tenta resistir ao comportamento, e também a sensação de prazer, satisfação ou alívio ao arrancar os cabelos.
O distúrbio causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no ambiente social e de trabalho da pessoa. O tratamento se dá pela combinação de medicamentos e de terapia, numa abordagem  multidisciplinar para seu tratamento.
Apesar de não ser uma especialidade em dermatologia, acho importante informar as pessoas sobre a existencia desta doença, de forma que esta informação possa ajudar mais pessoas.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Radiofrequência MULTIPOLAR

Estou escrevendo este texto porque tenho recebido vários emails com dúvidas sobre novos tratamentos para flacidez, gordura localizada e rejuvenescimento.
Os aparelhos de RF (radiofrequência) que tem a tecnologia MULTIPOLAR combinam pulsos eletromagnéticos com radiofrequencia multipolar (ao invés da tripolar mais comum em outros aparelhos), esta combinação possibilita um aquecimento mais uniforme e mais rápido pelo que pude perceber, o que diminui o tempo de sessão e pode potencializar os resultados.
Cientificamente falando o pulsomagnético aumenta a produção de FGF-2, que é o hormônio responsável pelo crescimento dos vasos sanguineos e aumento de fibroblastos, isto aumenta a circulação e o aporte de oxigênio, vitaminas e minerais  nas áreas tratadas. Ao mesmo tempo a radiofrequência aumenta a síntese de colágeno e elastina, causando dano térmico que estimula a autoreparação do tecido cutâneo.
Neste processo ocorre a lipólise, com o aumento da temperatura do tecido aumenta a quebra dos triglicérides das células de gordura.
Ocorre neste processo a modificação da estrutura das fidras de colágenos, tornando-as mais grossas e curtas, aomesmo tempo novos fibroblastos melhoram a elasticidade da pele.
São todos processos que ocorrem a nivel celular, que podem ter variações de pessoa para pessoa e que também supôe o acompanhamento da alimentação e de praticas de exercicios, para potencializar ainda mais os resultados.
O ideal, no tratamento da gordura localizada, no rejuvenescimento, na celulite, e que você procure um dermatologista de sua confiança e juntos montem um protocolo que possa atingir seus desejos e objetivos.
e tiver mais dúvidas ou perguntas escreva para mim: fernandobezerra.dermato@uol.com.br

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

LIFTING FACIAL SEM CIRURGIA*

O envelhecimento é um processo amplo, na face ele se manifesta pela presença de inúmeros sinais, as rugas dinâmicas (que aparecem quando os músculos se movimentam) e as rugas estáticas (pela diminuição do colágeno e muitas vezes são evolução das rugas dinâmicas) são sinais visíveis do envelhecimento. A perda do contorno facial, perda de volume em áreas do rosto, alterações de textura e firmeza da pele são outros destes sinais visíveis
Mas, mesmo com os grandes avanços da medicina e da cirurgia plástica, muitas pessoas tem restrições com relação a procedimentos cirúrgicos, em especial se eles tem finalidade estética, as pessoas tem receio da anestesia, do processo de recuperação e dos resultados.
Para estas pessoas uma excelente alternativa são as "plásticas sem cirugia", também conhecidas como SOFTLIFT*. Esta técnica, que necessita de grande habilidade do médico especilista,  combina as propriedades do preenchedores cutâneos e da toxina botulínica e procura agir em tres frentes:
- relaxamento muscular, para atenuação das rugas dinâmicas
- redefinição de contornos e tratamento das rugas estáticas
- reposição de volume em áreas alteradas pelo processo de envelhecimento facial. 

Esta combinação de técnicas, personalizada e individualizada pois tem característcas de uma escultura, busca resultados naturais, uma das grandes tendências quando se fala em rejuvenescimento, pois as pessoas buscam cada vez mais aspectos mais naturais e organicos.

* SOFTLIFT é marca registrada da ALLERGAN

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

IV Simpósio de Cosmiatria e Laser

Neste fim de semana estive em Brasilia participando do IV Simpósio de Cosmiatria e Laser promovido pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia). O simpósio teve muitos destaques, com demonstrações práticas de aparelhos, procedimentos ao vivo e aulas teóricas.  A organização do encontro esteve de parabéns, pois os horários e a programação foram seguidos a risca.
A cosmiatria cada vez  mais se aprofunda em nosso pais, por isto são tão importantes estes momentos de troca de experiêencia, melhorando nosso embasamento para a prática, alguns encontro focaram o conhecimento das doenças do couro cabeludo e das alopécias, outros sobre as alterações da pele pós cirurgia bariátrica, temas que é bastante dificil oportunidades de troca de experiência.
Ver a discussão dos diversos tipos de preenchedores disponíveis no mercado, as novas combinações de peelings químicos, as alternativas inovadoras das microagulhas no estímulo de colágeno, o tratamento de cicatrizes inestéticas e a prevenção do envelhecimeto precoce, foram outros dos temas abordados.
Como sempre, estes congressos são exceelentes na troca de experiencias e no aprofundamento de nossos conhecimentos.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Revista VivaBem fala sobre vaidade masculina

Acabo de receber a Revista VivaBem editada pela UNIMED LONDRINA em que colaborei na matéria intitulada "Homens assumem a vaidade" a partir de uma entrevista dada á jornalista Silvana Leão.
A matéria trata da mudança de paradigma da beleza masculina, assumindo a vaidade como qualidade de vida e até mesmo como possibilidade de crescimento profissional, apontando que o Brasil já é o segundo maior consumidor de cosmeticvos para homens, atrás apenas dos EUA.
A jornalista foi muito feliz em suas colocações e nos destaques que deu a tudo eu disse na entrevista, além das outras informações e até mesmo a entrevista com um destes novos homens, parabens Silvana.
Para ler a matéria completa clique aqui .

para ler outros artigos que falam sobre os cuidados da pele do HOMEM, clique aqui