quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Fatores de Crescimento

Os Fatores de Crescimento são compostos que atuam como mensageiros químicos entre as células e participam da divisão celular, do crescimento das células e vasos sanguíneos e da distribuição de colágeno e elastina.
Sua utilização em fórmulas para tratamentos e combate ao envelhecimento, crescimento capilar e estrias, por exemplo, tem apresentado cada vez mais estudos demonstrando sua atuação e eficácia.
Os fatores de crescimento são obtidos através da engenharia genética, com a produção de proteínas recombinantes. A engenharia genética, embora ainda guarde alguma aura de ficção científica, é a técnica de empregar genes em processos produtivos, com a finalidade de se obter produtos utéis ao homem e ao meio ambiente, este método permite aos cientistas, identificar, isolar e multiplicar genes de quaisquer organismos.
Os fatores de crescimento são aplicados de maneira injetável e também associados em fórmulas para utilização tópica num tratamento potencializado. Estes fatores de crescimento são nanoencapsulados (foto) protegendo as moléculas das proteases endógenas e melhorando a taxa de penetração na pele.
Estudos mostram que o emprego de fatores de crescimento no crescimento capilar podem proporcionar um resultado benéfico nas áreas tratadas.
São muitos os fatores de crescimento já desenvolvidos, o TGF-B3 age na estimulação dos fibroblastos, mediando a transição da fase inflamatória para a fase de granulação das células da pele (que é onde ocorre o envelhecimento propriamente dito. E a fase final da cura e remodelação da derme é a fase principal para reverter os efeitos do envelhecimento visível.
Para ficar mais fácil de entender a ação dos fibroblastos, são eles que, quando você sofre um corte na pele, ajudam a pele a se recompor, tramando um novo tecido no local danificado.
Outro fator de crescimento é o EGF que age na mitose dos queratinócitos e fibroblastos. os queratinócitos expressam os receptores para fatores de crescimento e citocinas. A ação dos fatores de crescimento e das citocinas nessas células promove a proliferação e ativação dos fibroblastos, com consequente remodelamento e regeneração da MEC dérmica.
As fórmulas também podem incluir o FGFs  que atua na estimulação da microcirculação sanguínea e mitose dos queratinócitos e o IGF que age na mitose dos fibroblastos e da células epiteliais, isto apenas para citar alguns, pois são muitos os estudos e as moléculas desenvolvidas.
É importante ressaltar que os fatores de crescimento não podem ser utilizados de forma insdicriminada, é importante que você procure um médico de sua confiança, um Dermatologista,  e que juntos possam planejar um tratamento em busca dos resultados pretendidos, seja no rejuvenescimento seja no crescimento capilar.