Não sou eu que digo isto: Os homens estão mais vaidosos!
Se antes a maior preocupação dos homens era a
calvície, seja por necessidade pessoal ou profissional, muitos homens tem se preocupado com os aspectos estéticos de uma forma geral, cuidando mais da alimentação, do corpo e da aparência da pele. A adesão ao uso de cosméticos representa a quebra do último tabu que restava em relação à vaidade masculina, e os homens brasileiros ja ocupam o segundo lugar no consumo mundial de produtos voltados ao público masculino, ha algum tempo até foi criado um termo para este homem, o
metrossexual.
Mas este homem precisa de cuidados específicos, pois a pele do homem tem características próprias.
Na pele do homem a textura é mais áspera e a pele bem mais grossa, a produção de sebo é, em média, duas vezes maior do que nas mulheres, o que resulta numa pele mais oleosa, com mais dilatação dos poros e acne de maior duração.
Em geral os homens apresentam 24% mais sudorese que as mulheres, com tendência a desidratação, a pele do homem tem um fluxo sanguíneo 50% maior que a pele das mulheres,o pH da pele do homem é mais ácido.
O homem perde cerca de 25% da firmeza natural depois dos 30 anos, a área dos olhos é mais frágil e é justamente onde costumam surgir as primeiras linhas de expressão e rugas, além disto a pele sofre a
agressão diária da lâmina de barbear Todas essas diferenças merecem um tratamento diferenciado, a começar pela limpeza:
A epiderme masculina é mais oleosa, já que as glândulas sebáceas e os óstios (orifícios das glândulas sebáceas) são maiores, e também mais propensas ao acúmulo de células mortas, suor, gordura e resíduos de poluição, que não só obstruem os poros mas também contribuem para a proliferação de microorganismos, levando á formação de cravos e acne.
Assim a pele masculina necessita de produtos específicos para esfoliação e limpeza profunda. A recomendação é que a limpeza seja feita duas vezes ao dia, pela manhã para retirar o excesso de suor e sebo produzidos durante o sono e á noite para retirar a sujeira da poluição e outros resíduos que se acumulam na pele ao longo do dia. A esfoliação pode ser feita 1 ou 2 vezes por semana para retirar as células mortas e melhorar a penetração dos princípios ativos na pele.
Quando falamos na hidratação da pele do homem, devemos lembrar que, por apresentar altos níveis de testoterona, os homens acabam tendo uma cobertura lipídica bem mais rica e melhor hidratada, a quantidade de colágeno também é maior e, por isso, o envelhecimento cutâneo costuma ser mais tardio. Porém fatores externos como a poluição , o extresse, tabagismo, além das agressões sofridas durante o barbear diário podem afetar a pele.
Os hidratantes para a pele masculina devem apresentar textura leve permitindo fácil aplicação e rápida absorção pois em geral o homem é muito mais racional e pratico na escolha dos produtos, por isto prefere formulações cujos componentes apresentem múltiplas funções (hidratação, ações antissépticas, anti rugas, controle de oleosidade e fotoproteção)
Muitos homens apresentam quadros de
pseudofoliculite, quer seja pelo tipo de pele, quer seja pelo barbear, mas ja´existe cuidados especificos para isto.
O uso do protetor solar diariamente também ja entrou na rotina de muitos homens, e muitos hoemns já foram adiante, a utlização de
toxina botulinica pelos homens, por sua eficácia e nenhum efeito pós operatório (em geral o home não gosta de alardear seus tratamentos) já tem lugar cativo nas planilhas dos homens, tanto no meu consultório, como em todos os dermatologistas. O homem é mais objetivo em suas demandas, e na busca de resultados, no tempo que quer dedicar aos protocolos, mas a busca de protocolos para calvicie, permanece firme, pois o cabelo é importante na vaidade masculina.
Se voce é homem, reflita, você está se cuidadando?