sexta-feira, 29 de setembro de 2006

American Academy reitera importância do uso do protetor solar.

Nunca é demais falar deste assunto:
A American Academy of Dermatology, fundada em 1938 e que congrega mais de 15.000 dermatologistas em todo o mundo, reafirmou sua posição, em declaração distribuida á imprensa de todo o mundo, de que a proteção solar é fundamental, em especial se utilizada apropriadamente e em conjunção com a utilização de barreiras físicas (roupas e proteção ambiental).
Mesmo isto sendo fato consolidado entre os médicos, a Academia convoca as pessoas a se protegerem da maléfica ação dos raios solaresa, a serem SUN SMART (espertos em relação ao sol - em tradução livre).
Stephen Stone, presidente da American Academy, ainda acrescentou: "Mesmo sendo uma importante arma contra o cancer de pele, os protetores solares sozinhos não o protegem suficientemente. As pessoas não devem achar que podem permanecer sob o sol por longos períodos apenas porque estão usando protetor solar", afinal de contas não dá para esquecer que o Melanoma, a forma mais agressiva do câncer de pele, mata mais de 8.000 pessoas todos os anos.
Em função disto o Departamento de Saúde America declarou, em 2002, que os raios ultra-violeta devem ser considerados uma substância cancerígena. Eis algumas orientações da AAD, que nunca é demais repetir:

- Use protetor solar sempre, mesmo que não vá se expor diretamente aos sol
- Use roupas que também ajudem a proteger você da radiação solar, camisas de manga longa, chapeu com abas, calças compridas e óculos de sol sempre que possível.
- Mantenha-se na sombra, em especial no período crítico, das 10 da manhã ás 4 da tarde
- Tome cuidado especial quando estiver próximo da água, da areia e da neve, que são superfícies reflexivas e que aumentam sua exposição aos raios solares e os riscos de insolação.
- Não esqueça de proteger as crianças, com protetores solares apropriados e proteção física também.
- Nunca olhe diretamente para o sol, mesmo se estiver utilizando oculos escuros.
E eu ainda acrescentaria um benefício extra de toda esta proteção: a drástica diminuição do ritmo de envelhecimento de sua pele, pois com estes cuidados você consegue evitar o aparecimento de rugas e manchas, que são os maiores sinais de uma pele envelhecida. Se tiver dúvidas ou sugestões escreva para meu email fernandobezerra.dermato@uol.com.br