segunda-feira, 4 de setembro de 2006

ÉPOCA e VEJA falam sobre a pele

Nesta semana, as duas principais revistas semanais de informação trouxeram matérias falando sobre a pele. Na VEJA o artigo fala sobre dois casos bem sucedidos de cura de Melanoma (cancer de pele) através da terapia genética. O tratamento, a partir da manipulação de células tronco, consegui reverter quadros avançados de melanoma, uma notícia muito importante num país onde existe o diagnóstico de 116 mil novos casos de cancer de pele todo ano.
Já a revista ÉPOCA trouxe não um, mas dois artigos relacionados á Dermatologia e a pele.
O mais interessante, em especial para o publico leigo, é o que fala da terapia fotodinâmica, que pode "substituir a cirurgia em 70% dos tumores de pele, nos casos conhecidos como carcinoma basocelular", como diz a matéria, digo em especial para o público leigo porque a terapia fotodinâmica, e seus excelentes resultados, já são conhecidos dos dermatologistas há algum tempo.
O método consiste em se aplicar sobre a lesão um creme com metilaminolevulinato. Em seguida, a região do tumor é estimulada por uma luz vermelha, que tem um comprimento de onda capaz de atravessar a epiderme e chegar à camada mais profunda da pele. Este processo provoca uma reação química que elimina as células cancerígenas e preserva o tecido normal.
A outra máteria, mais "light", se intitula "será que dá para substiuir o bisturi?", e fala sobre os novos cosméticos que estão chegando ao Brasil, muitos deles com substâncias que prometem revoluções nos cuidados com o envelhecimento, até com recursos de nanotecnologia.
Se tiver algum comentário ou dúvida, por favor entre em contato no email: