sábado, 6 de janeiro de 2007

Bicho Geográfico - Larva Migrans

No verão o “bicho” pode pegar!
Uma doença de pele muito comum no verão é o chamado “bicho geográfico”. Na realidade este é o nome popular da larva Migrans, que é um parasita intestinal de cães e gatos. O que ocorre é que ao defecar na areia os animais eliminam os ovos da larva, que eclodem e penetram na pele causando a doença, pois a larva não consegue atravessar a pele e instalar-se no intestino- o que ocorreria nos cães e gatos.
A larva então "caminha" pela pele formando túneis avermelhados e que coçam muito. Estes túneis, estes caminhos da larva é que acabam formando desenhos que se assemalham a “mapas”, daí o apelido de “bicho geográfico” que o parasita ganhou.
Os locais mais comuns onde a larva se instala são os pés e as nádegas, podendo ocorrer uma lesão única ou múltiplas lesões, e como coçam muito , é comum haver uma infecção das lesões. As crianças são as principais vitimas da larva, pois elas brincam com muito mais frequência na areia.
Na realidade a doença é mais comum no verão porque é nesta época que as pessoas frequentam mais a praia, andam mais descalços, mas na realidade você pode ter contato com a Migrans em qualquer época do ano.
É bastante comum que crianças sejam infectadas pela larva quando vão brincar em parquinhos, pois muitas vezes gatos ou cães defecaram na areia.
O tratamento pode ser feito por meio de medicamentos tópicos ou, no caso de lesões mais extensas, com medicação por via oral.
Para prevenir a infecção pela larva migrans deve-se evitar andar descalço em locais frequentados por cães e gatos. Lembrando-se de cobrir as caixas de areia dos parquinhos durante a noite para evitar sua utilização por gatos para defecar.
E, como bom cidadão, lembre-se de recolher as fezes de seu “totó” e evite levar cães na praia.
Se tiver duvidas ou sugestões, por favor entre em contato no meu email: