segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

OLHO DE PEIXE

Uma das questões mais curiosas na medicina são os nomes populares pelos quais diversas doenças são conhecidas, você com certeza já ouviu falar em “olho de peixe” não?
O olho de peixe é um tipo de verruga, denominado verruga plantar, pois está localizada nas plantas dos pés. Estas lesões crescem para dentro da pele, devido ao peso do corpo sobre elas. Confundidas muitas vezes com calos, quando curetadas, mostram uma superfície irregular e pontos escuros no seu interior. São dolorosas e quase sempre atrapalham o caminhar.
Verrugas são tumores, benignos, causadas pelo contato com o Pappilomavirus humano (HPV), vírus este que pode causar também tumores malignos no colo do útero ou no pênis, segundo o sorotipo. As verrugas são nódulos (proliferação celular) endurecidos, que de forma geral não causam sintomas. Em determinadas situações (devido à localização) pode haver dor ou sangramento.
Quando atingida pela virus, a pele interfere nas funções reguladores da reprodução celular, devido a isto as células se reprocduzem de forma anormalmente acelerada, formando as calosidades de que falei. Esta interferência normalmente é temporária, o que justifica que as verrugas desapareçam depois de um tempo.

São auto-inoculáveis, pois se disseminam através do contato das lesões com áreas não atingidas. São transmitidas pelo contato direto com pessoas contaminadas. variando desde um apertar as mãos até uma relação sexual ou a coçadura de uma lesão, também é possível a transmissão através de objetos. O tratamento consiste na sua destruição, que pode ser feita cirúrgicamente através da eletrocoagulação ou pela cauterização das lesões com o uso de ácidos. Quando as lesões ocorrem em grande número, pode ser necessária a estimulação imunológica do paciente para que o seu próprio organismo elimine as lesões.
No caso das verrugas é conhecido que o estímulo psocológico pode ajudar, por se tratar de uma doença viral, diretamente relacionada ao sistema imunólógico, por isto tantas simpatias populares tem efeito, por estimularem a auto defesa, pois elas normalmente isolam as lesões impedindo sua proliferação e prescrevem substâncias cáusticas para seu tratamento.
Mas o ideal é que você procure um dermatologista de sua confiança para ter um diagnóstico mais preciso do sintoma que apresnta, especialmente se houver sangramentos.
Se tiver dúvidas ou quiser sugerir algum assunto pro favor entre em contato pelo email
fernandobezerra.dermato@uol.com.br