terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Proteção solar - Roupas que protegem da radiação solar

Com que roupas você vai?

Tão importante quanto o uso de protetores solares e a hidratação da pele, durante o verão, é a escolha das roupas certas. Não só por conta do calor, que aumenta a sudorese (suor), mas também porque hoje em dia sabemos que as roupas servem como coadjovantes na proteção solar. Bonés e viseiras então, tem sua importância redobrada no verão.
Existem situações, como na prática de esportes aquáticos, em que a reaplicação do filtro solar é dificultada, e as roupas podem ser uma proteção a radiação ultra-violeta. O mesmo se aplica ás crianças pequenas, que podem ser protegidas pelo uso de roupas adequadas.
A orientação é para o uso de roupas leves, folgadas, que facilitem a ventilação, de preferência deve-se evitar tecidos sintéticos ou grossos. O hábito de ficar com roupas molhadas, inclusive maiôs e biquínis, durante um longo tempo, também deve ser evitado, pois pode favorecer o aparecimento de micoses.
Infelizmente os tecidos de algodão são os que menos oferecem proteção (FPS 16), já o polyester, a lycra, que podem ser usados em roupas de desportistas, oferecem muito mais proteção (FPS 35). Uma curiosidade é que se estiverem molhados os índices de proteção destes tecidos são reduzidos em 30%.*
Além disto, já podem ser encontrados no Brasil, roupas e bonés produzidos com tecidos desenvolvidos tecnologicamente, que bloqueiam até 98% da radiação solar (FPS 50). Uma destas empresas é a SUN COVER, que segue os padrões internacionais desenvolvidos pelos australianos, que forma os que normatizaram estes materiais.
Todos estes pequenos detalhes podem ajudar você a proteger sua pele do sol, evitar seu envelhecimento precoce e o aparecimento de manchas, então pense melhor na roupa que vai usar antes de sair de casa no verão!
Se tiver dúvidas ou sugestões entre em contato pelo email
fernandobezerra.dermato@uol.com.br
* fonte site dermatologia.net