quarta-feira, 4 de abril de 2007

Pintas e Manchas

E esta pinta? O que faço?

É muito comum para os dermatologistas ouvir esta pergunta. E não necessariamente ela acontece nos consultórios, podemos ouvir esta pergunta em festas, na igreja ou na praia, as pessoas sempre querem saber se devem retirar estes sinais ou não.

Sinais e manchas na pele, comumente chamados de "pintas", mas tecnicamente denominadas NEVOS, são muito comuns ás pessoas, sua quantidade, seu surgimento, está relacionado ao tipo de pele e á exposição solar, mas a boa notícia é que uma minoria muito pequena destas manchas se transforma em cancer de pele.

o que nao siginifica, e grife isto, que não devemos estar atentos ao cancer de pele, que não devemos examinar nossas "pintas".

Devem ser removidas as lesões que justifiquem o procedimento, manchas e sinais que apresentam crescimento inesperado, mudança de cor, as que coçam ou sangram, as que ardem, as que são assimetricas ou tem bordas irregulares. Manchas escuras na planta dos pés, dentro da boca, no couro cabeludo, na área dos genitais devem merecer atenção redobrada, devem ser examinadas rapidamente por um especialista. Por isto, sempre recomendo que as pessoas façam um auto exame destas áreas menos visiveis.

Se for uma marca de nascença, que incomode estéticamente, ela também pode ser retirada, estamos de toda forma evitando o crescimento indesejado de uma mancha, mas lembre-se que por melhor que seja o especialista existe sempre a possibilidade de uma cicatriz, por isto a decisão deve levar várias questões em conta.

A orientação mais correta, mesmo numa festa ou na praia, é que a pessoa examine adequadamente esta "pinta", pedindo orientação e acompanhamento de um especialista em pele, ele provavelmente vai mandar fazer um exame clínico, para ter um melhor diagnóstico, e ai você pode monitorar com calma o estado clínico de sua pele.

Se tiver dúvidas ou sugestões, escreva para fernandobezerra.dermato@uol.com.br