sexta-feira, 20 de abril de 2007

QUEDA DE CABELOS

Além da predisposição genética, são diversas as causas que provocam a queda de cabelos. Podem estar associadas ao stress, ansiedade, depressão, insônia, e outros fatores emocionais, além disto, pode estar associada a problemas hormonais, doenças infecciosas e o uso de alguns medicamentos.
Na realidade todos nós perdemos cabelos continuamente, mas só podemos chamar de Alopecia quando não há a recuperação dos fios perdidos adequadamente, ai sim a queda de cabelos passa a ser um problema.
O tipo mais comum de Alopecia é a Alopecia Androgenética, a conhecida “calvície”, que acomete principalmente o homem mas também atinge um grande número de mulheres. Começa com uma rarefação das regiões das têmporas, evoluindo para a perda acentuada de cabelos no alto do couro cabeludo, nas mulheres geralmente se apresenta mais difusa, principalmente na região superior da cabeça.

Para saber se você deve procurar tratamento para seus cabelos observe algumas questões:
- Aumento da queda diária dos cabelos, facilmente observada no travesseiro ou na escova de cabelos. Se tem dúvidas comece a contar os fios acompanhando a perda de cabelos
- Diminuição do volume dos cabelos
- Fique atento ao aumento da oleosidade do couro cabeludo, caspa intermitente, coceira, ardência ou descamação
Caso você observe estas questões, procure acompanhamento de um médico, o dermatologista é quem tem a especialização para tratar pele, unhas e cabelos. Existem muitas técnicas e medicamentos á disposição, usados principalmente para deter a queda de cabelos num primeiro momento, para depois criar um protocolo que busque a estimulação para a produção de novos fios.