quinta-feira, 13 de setembro de 2007

DRENAGEM LINFÁTICA
Drenagem linfática é uma técnica de massagem manual desenvolvida na década de 30, pelo terapeuta dinamarquês Vodder. O objetivo inicial era tratar afecções crônicas das vias respiratórias superiores. Percebendo que seus pacientes sofriam de retenção de líquidos e apresentavam os gânglios linfáticos alterados, o terapeuta começou a tratá-los com massagens que estimulavam os gânglios, atingindo grande sucesso.
A finalidade da drenagem linfática é esvaziar os líquidos e resíduos metabólicos e estimular a circulação linfática através de massagem
nas vias linfáticas e nos linfonodos. Com a drenagem linfática, os líquidos entre os tecidos são devolvidos ao sangue através da circulação linfática.
Os movimentos da drenagem linfática são suaves e precisos, em forma circular e espiralada. Outras aplicações da drenagem linfática é na absorção de vários tipos de edemas, principalmente em casos de linfoedemas resultantes de diminuição da capacidade de transporte do sistema linfático. A drenagem linfática estimula a regeneração dos tecidos e tem aplicação no tratamento de celulite pela eliminação de líquidos.
Este tipo de massagem pode também melhorar o sistema imunológico, ao estimular a produção de linfócitos na zona cortical dos gânglios linfáticos.
Sem esquecer, é claro, que a drenagem linfática tem ação relaxante e tranqüilizante, qualquer um que faz sai revigorado de uma massagem.
Importante frisar que a drenagem linfática é indicada indiscriminadamente tanto para homens quanto mulheres.